Evento reuniu autoridades da área da educação
Rodolfo Araújo proferiu palestra sobre os desafios da educação
Sandra Pontes destacou necessidade de atuação conjunta
Marco Antonio Amorim representou o procurador-geral de justiça

Teve início na tarde dessa segunda-feira, 20, no auditório da Faculdade de Imperatriz (Facimp), o Encontro Regional de Educação da Região Tocantina, com o tema "Soma esforços, multiplica sonhos. Para uma educação de qualidade". O evento é uma realização do Ministério Público do Estado do Maranhão, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos da Educação (CAOp Educação), em parceria com a Rede pela Educação de Qualidade no Maranhão (Remar).

O objetivo do encontro é fomentar a discussão com a comunidade sobre a qualidade da educação dos municípios, além de reunir informações para direcionar as ações do Ministério Público na área.
Na abertura dos trabalhos, a coordenadora do CAOp Educação, promotora de justiça Sandra Soares de Pontes, agradeceu a presença de todos e acentuou a necessidade da conjugação de esforços em prol de uma educação pública de qualidade. "Precisamos unir esforços, conhecimentos e ideais para mudar a educação no Maranhão e melhorar a posição do nosso estado no ranking da educação", destacou.
Em seguida, o secretário de Educação de Imperatriz, Josenildo Ferreira, afirmou que "a administração municipal é parceira do Ministério Público na busca pelas melhores soluções para a educação".
O diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais do MPMA, Marco Antonio Santos Amorim, que representou o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, enalteceu o papel da educação na formação das gerações. "O único propósito invariável da educação era, é e continuará sendo a preparação dos jovens para a vida, segundo as realidades que tenderão a enfrentar. Que esse evento seja a semente que nos levará a doces frutos, chamados educação de qualidade!".
Desafios - Após a cerimônia de abertura, foi apresentada a palestra "Os desafios da educação pública brasileira", com o diretor de Mobilização do Movimento Todos Pela Educação, Rodolfo Araújo. A mesa foi coordenada pelo titular da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Imperatriz, Alenilton Santos da Silva Júnior, e teve como debatedores o secretário municipal de Educação de São Luís, Moacir Feitosa; a presidente do Conselho Estadual de Educação, Socorro Carneiro; e a secretária-adjunta das Unidades Regionais de Educação do Estado, Rosyjane Paula Farias Pinto, representando o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
Rodolfo Araújo apresentou o Movimento Todos Pela Educação, revelando dados sobre a realidade educacional e o perfil dos estudantes brasileiros.
"Educação não se restringe a números. É investir nos jovens, prepará-los para exercer a cidadania de forma plena. É um pilar estratégico para construirmos o país que buscamos. Além disso, não temos o desafio de apenas melhorar os indicadores, mas de contribuir com outras áreas de conhecimento", destacou.

Mesa de autoridades

Compuseram a mesa solene de abertura dos trabalhos os promotores de justiça Marco Antonio Santos Amorim, diretor da Secinst; Sandra Soares de Pontes; Alenilton Santos da Silva Júnior, que está respondendo pela Promotoria de Justiça da Educação de Imperatriz; Nahyma Ribeiro Abas, diretora das Promotorias de Justiça de Imperatriz; José Márcio Maia Alves, que representou o corregedor-geral do MPMA, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau; a reitora da Uema Sul, Elisabeth Nunes Fernandes;o diretor da Escola de Formação de Governantes, Raimundo Palhano; a coordenadora regional da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Hélia Maria Silva Nogueira; além dos já citados Rosyjane Paula Farias (Seduc); Josenildo Ferreira; Moacir Feitosa e Socorro Carneiro. (Rodrigo Freitas, José Luís Diniz e Lucina Medeiros / CCOM-MPMA)