No primeiro dia do encontro, o ministrante do curso, Felix Andrade da Silva, assessor do Ministério de Ciências e Tecnologias, explicou conceitos importantes e levou os participantes a uma visita técnica em Porto Franco
O Encontro Regional Norte e Nordeste de Secretários e Dirigentes Municipais de Ciência Tecnologia e Inovação, organizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de Imperatriz, Prefeitura Municipal de Imperatriz e outras instituições parceiras, teve início nessa terça-feira (20), no auditório da UFMA, com a participação do assessor do Ministério de Ciências e Tecnologias, Felix Andrade da Silva, e representantes de diferentes instituições regionais.
Durante a palestra, o assessor fez a introdução das oficinas explicando conceitos básicos e relevantes sobre as questões que envolvem um projeto científico, como por exemplo, o que é invenção e inovação? Como são feitos projetos para captação de recursos? Como são patenteadas as criações?
Felix Andrade explicou sobre a necessidade de preparação de pessoas na área de projetos de inovação tecnológica. “Hoje, existem inúmeras empresas que disponibilizam recursos para o desenvolvimento em criações de tecnologias, porém só se consegue captar esses investimentos através de projetos”, afirma.
O ministrante do curso ainda falou sobre a abundância de recursos para a região Norte e Nordeste, mas enfatizou a falta de pessoas na elaboração de propostas em inovação tecnológica. “Trinta por cento dos investimentos são direcionados a essa região, mas não são utilizados por falta de projetos. Não basta ter o conhecimento, é preciso que eles sejam transformados em benefícios concretos”, ressalta.
Os participantes do evento vieram de diversas localidades e instituições da região a fim de aprimorar seus conhecimentos. Gabrielle Barroso, que trabalha na Secretaria de Saúde do município de Itinga do Maranhão, reconhece o valor da capacitação para se elaborar projetos tecnológicos. “O curso veio somar consideravelmente para a formação dos profissionais da nossa região. Na área de saúde e educação em que trabalho, por exemplo, essa habilitação é imprescindível”, observa.
Na tarde da terça, os participantes fizeram uma visita técnica a uma fazenda na cidade de Porto Franco, onde puderam conhecer de perto projetos que estão sendo desenvolvidos na região. O curso continua até dia 23 de setembro, iniciando sempre das 8h às 12h e das 14h às 18h. (ASCOM/UFMA – Núcleo Imperatriz)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14208
Comentários