No Segundo Encontro Regional da Mulher com Deficiência, realizado ontem no auditório da Apae, na Vila Lobão, as mulheres discutiram temas como Autonomia e Empoderamento na Vida Social e Política; Direito a Empregabilidade, Prioridade na Saúde e Violência Contra a Mulher com Deficiência. O encontro durou toda a manhã e tarde de ontem.
Na mesa dos trabalhos apenas duas presenças masculinas: a do prefeito Sebastião Madeira e de Dilson Bessa, presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência.
O evento, com o apoio da Prefeitura, foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que é presidido pela ativista social Maria da Conceição Silva.
Na abertura do encontro falaram, entre outros, a presidente do conselho, Conceição Silva; a presidente da Apae, Juracy Eloy Nascimento; o presidente do Conselho Estadual, Dilson Bessa; as secretárias municipais Conceição Formiga e Miriam Reis, a promotora da saúde Aline Matos e o prefeito Sebastião Madeira.
“É preciso muito amor pelo ser humano para abraçar essa causa”, destacou a promotora de Justiça Aline Matos ao se dirigir aos participantes do encontro e elogiar a iniciativa do conselho pela sua realização.
Na sua fala, a representante do Ministério Público reconheceu o esforço que a Prefeitura de Imperatriz tem feito para melhorar a saúde e apoiar quem tem algum tipo de necessidade especial.
Atualmente, a Prefeitura mantém na estrutura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social a Casa dos Especiais, dedicada, como o próprio nome sugere, aos especiais, que recebem ampla assistência social, psicológica, terapêutica, laboral. A casa é presidida pela terapeuta ocupacional Poliana Dias.
Conceição Formiga, da Secretaria de Políticas para Mulheres, e Miriam Reis, do Desenvolvimento Social, dedicaram suas falas para homenagear as mulheres pela luta pela garantia de espaço na sociedade. Por mais de uma vez foi lembrado o nome da professora Juracy Eloy, que há 32 anos fundou em Imperatriz a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais. (Comunicação)

“O Importante é olhar para o futuro”, declarou Madeira

“Ninguém representa essa causa mais do que a professora Juracy”, disse o prefeito Madeira na abertura do Segundo Encontro Regional da Mulher com Deficiência, ressaltando a luta da educadora pela causa daqueles que têm necessidades especiais.
Madeira destacou a importância do evento, assim como os avanços de sua gestão na valorização da mulher, lembrando que elas estão fortemente presente em toda a estrutura do governo ocupando cargos importantes nos primeiro e segundo escalões.
O prefeito também falou do apoio que a gestão tem dado a essa causa com a expansão e melhoria no funcionamento da Casa dos Especiais.
Por último, Madeira asseverou que as pessoas com deficiência ali presentes eram exemplos de pessoas que avançam na vida e que uma das coisas importantes na vida é sempre olhar para frente, olhar para o futuro e jamais se deixar abater diante das adversidades. (Comunicação)