Com 28 anos de profissão, 17 deles lotada na Escola Infantil Mutirão, bairro Santa Inês, a professora Maria Creuza Xavier não esconde o entusiasmo com os resultados do planejamento escolar realizado no início do ano e suas adequações para o retorno das aulas neste segundo semestre. Dessa forma, profissionais das 148 escolas da rede municipal de ensino participam de atividades realizadas nessa terça, 31, e quarta-feira, 1º.
"Cada vez que a gente entra em sala de aula são alunos e realidades diferentes, e a gente sempre aprende. Com o planejar a gente vê onde errou e o que se pode modificar aprendendo e ensinando", revela a professora Creuza.
A coordenadora pedagógica da Escola Mutirão, Maria Elielza Pereira, detalha que o encontro de professores é fundamental para a qualidade do ensino, por alinhar as ações do segundo semestre. "Nós temos este primeiro momento, nos dias 31 e 1º, em que planejamos o retorno das aulas sempre no foco nas necessidades dos alunos e no próximo mês temos planejamento de novo e vamos revendo todas as questões", destacou a coordenadora pedagógica. A Escola Mutirão tem 315 alunos matriculados, no 1º e 2º períodos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, distribuídos nos turnos da manhã e tarde, incluindo a Educação de Jovens e Adultos, EJA.
Na Escola Municipal Presidente Costa e Silva, bairro Nova Imperatriz, os professores também se reuniram nessa terça-feira para o Conselho de Classe, momento de avaliar o desempenho de cada um dos 400 estudantes do ensino fundamental do 6º ao 9º ano.
A gestora da escola, Gessonita Silva Sousa, explica que o encontro é uma prévia do planejamento programado para esta quarta-feira, 1º.
"O Conselho de Classe é o resultado do bimestre que a gente faz, vendo o desempenho de cada aluno como a aprendizagem e o comportamento, para incluir nas ações do semestre. Isso é importante, porque o planejamento é feito em cima da deficiência descoberta no Conselho de Classe", frisa a gestora.
A secretária adjunta de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Nilcea Martinho, confirma o reinício do calendário letivo nesta quinta-feira, 2. Ela enfatiza sobre a preparação das atividades para o segundo semestre e que não define como planejamento, mas realinhamento pedagógico.
Preocupada em melhorar a qualidade do ensino, a Semed retoma a partir de agosto ações de formações continuadas destinadas aos professores. "O ano todo a gente tem formação continuada para professores. Não temos semana pedagógica no meio do ano, mas temos várias formações, inclusive já temos definida a do mês de agosto", finaliza Nilcea Martinho. (João Rodrigues - Ascom)
Comentários