Será realizada nesta quinta-feira (15) a 3ª edição do encontro municipal dos colecionadores de cédulas e moedas de Imperatriz. A iniciativa, que busca levar mais informações para os interessados em se tornar colecionadores, acontece no Imperial Shopping, a partir das 17h. A ação é realizada pelo professor e numismata Remir Dutra.
Dentre os itens que o professor irá expor para quem estiver passando no shopping, está uma cédula da Palestina muito rara, escrita em três línguas e que era comercializada no comércio da Palestina antes de 1948. Moedas de piratas, romanas, cédulas e moedas de réis.
Popularmente ainda muito atrelado ao colecionismo, quem se interessa em estudar cédulas e moedas leva o nome de numismata; estudo das cédulas e moedas sob o ponto de vista econômico, artístico e principalmente histórico, que serve como referência para estudos sobre cultura e povos antigos, pois as moedas e cédulas podem fornecer maiores dados sobre determinados povos.
"A numismática é milenar, pois através dela pode-se estudar ciência, religião, guerras, dentre outros períodos importantes. A numismática é muito importante porque já grandes reis se interessaram pela prática, o mais famoso deles Augusto César. Uma ciência muito antiga que tem contribuído muito para o mundo", explicou Remir Dutra.
A prática em Imperatriz ainda é muito tímida com poucos adeptos, mas segundo o organizador do evento ela tem crescido a cada ano, muito do interesse pelas moedas gira em torno do valor que elas representam no mercado. (Assessoria de Imprensa)