Com um ciclo de palestra voltado para carreiras, empregabilidade, empreendedorismo, inovação, entre outros temas, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA), entidade do Sistema FIEMA, promoveu na última terça-feira, 26, o Encontro IEL de Estágio e Carreiras, em Imperatriz. A ação realizada durante todo o dia, reuniu estudantes, representante de empresas, instituições de ensino e contou com a participação de especialistas de diversas áreas, com abordagem nas novidades do mercado de trabalho.
"A missão do IEL é aproximar centros de conhecimento dos setores produtivos, o encontro objetivou essa interação, destacando a importância das boas práticas de estágio nas atividades empresariais, para despertar o espírito empreendedor nos estudantes, fazendo com que haja essa troca de informações, compartilhamento de vivências e contribuindo com esse lado mais comportamental, que por sinal, é um dos maiores gargalos enfrentados pelas empresas hoje, além de integrar as instituições de ensino e as unidades concedentes de estágio", destacou a coordenadora de desenvolvimento Empresarial, Carreira e Estágio do IEL, Michele Frota.
No Encontro foram abordados vários temas, entre eles o papel e a importância do mentor no desenvolvimento dos jovens, como ter atitude empreendedora, o Futuro do Mundo do Trabalho, Criatividade e Inovação, e ainda palestra "Jovem: cidadão do mundo, carreira e empregabilidade", com a doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Soraia Schutel. Mentora da "Escola de Você", junto à jornalista Ana Paula Padrão, a palestrante falou dos três pilares fundamentais para a carreira na perspectiva do indivíduo, da relação do indivíduo com a empresa e quem é o profissional da nova era.
"Eu vim para transmitir um recado para os jovens de Imperatriz, que eles são protagonistas do seu destino. E também para alertá-los sobre as oportunidades, competências para sobreviver ao mercado, pois como as relações de trabalho estão mudando, a robotização também avança, teremos menos emprego, e os jovens precisam entender que devem estar prontos para o novo mundo do trabalho, como sobreviver nos momentos de crises, pois até 2025, um em cada três postos de trabalho serão substituídos por tecnologia inteligente", afirma Soraia Schutel.
Graduado em administração, Francisco Frazão afirma que a ação foi de grande valia pela troca de conhecimento. "É bom estar em momentos como esse que geram conhecimento e com pessoas que podemos aprender e crescer profissionalmente. Esse encontro me surpreendeu com os temas e também com os palestrantes que contribuíram e muito para o foco e visão e profissional"
Vitória Fernandes, que também participou do Encontro, disse que sua participação vai ajudar em seu comportamento no mercado de trabalho. "Fiquei maravilhada com essa oportunidade de ouvir sobre diversos temas. Cheguei aqui muito disposta a ouvir, todas as palestras acrescentaram e muito para minha carreira profissional e sinceramente já espero pela edição de 2018".
No Encontro, também ministraram palestras o doutor Esmerahdson de Pinho, a parceira de negócios da Suzano, Monique Carriello, o mestre Diego Maciel, a mestre Jailza Tomaz. Os alimentos arrecadados com as inscrições serão doados a instituições de caridade da cidade.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15976
Encontro IEL de Estágio e Carreiras discute sobre empregabilidade, empreendedorismo e futuro profissional
Iniciativa do IEL-MA reuniu estudantes, professores e profissionais auxiliando na carreira e fazendo a interação entre os centros de conhecimento e o setor produtivo
Comentários