Hoje, 13 de agosto, prefeitos de diversos municípios do Maranhão estarão reunidos em Imperatriz para discutir educação e a importância de se investir na área para o desenvolvimento do país. Um dos temas debatidos será a universalização das bibliotecas em instituições de ensino públicas e privadas, garantindo princípios fundamentais como promoção da cidadania, valorização da memória e do conhecimento e respeito à diversidade cultural.

Instituída em 2010, a lei 12.244/10 assegura que cada escola pública e privada do país deve ter uma biblioteca até 2020. Porém, a realidade ainda é muito diferente. Para que a lei fosse cumprida no prazo, cerca de 53 bibliotecas teriam que ser construídas por dia no Brasil. Atualmente 72,5% de nossas escolas públicas não têm biblioteca e apenas 19,4% das novas instituições construídas desde 2008 têm uma.
Para engrossar o debate, Christine Fontelles, diretora de Educação e Cultura do Instituto Ecofuturo e uma das organizadoras da campanha Eu Quero Minha Biblioteca, estará em Imperatriz para o evento. No Maranhão, a proporção de alunos que aprenderam o adequado nas competências de leitura e interpretação de textos até o 9º ano na rede pública de ensino é de 11%. Às vésperas de eleição, portanto, falar em educação pode contribuir para a formulação de politicas públicas mais eficientes.