Grandes âncoras da região puderam apresentar sua forma de atuação durante o evento Empresas em Ação

A edição do Empresas em Ação: Encontro de Negócios de Imperatriz foi um sucesso. Realizada pelo Sebrae Maranhão, por meio da Regional em Imperatriz, no El Shadday eventos, a ação reuniu fornecedores de Imperatriz e grandes empresas âncoras da região. As negociações futuras encaminhadas a curto e médio prazo, contabilizaram R$ 1.535.00,00 (um milhão, quinhentos e trinta e cinco mil reais) em transações comerciais.

Quarenta e duas empresas dos segmentos do comércio, indústria e serviços participaram da rodada de negócios. Na estrutura organizada pelo Sebrae, numa ação do Programa Nacional Comércio Brasil, os participantes tiveram a oportunidade de realizarem negociações estratégicas, promover parcerias e networking.
“Reunimos em um mesmo ambiente demandantes e ofertantes para um novo mercado de oportunidades. Preparamos uma estrutura inovadora e de forma piloto, pequenas empresas puderam ampliar sua rede de contatos e negociarem diretamente com âncoras de seu interesse. O resultado foi muito satisfatório, além da troca de experiências e networking entre eles”, enfatizou o gerente regional do Sebrae em Imperatriz, Maurício Lima.
O formato inovador da rodada, sob o viés das compras corporativas, agradou os participantes, como é o caso do gerente geral do Hotel
Residence, Romário Xavier, que levou o hotel para vender e comprar. 
“Ficamos satisfeitos com os resultados gerados, tivemos oportunidade de fazer excelentes contatos para compras e vendas. Já estive em outras rodadas, mas essa teve diferencial, ofertou produtos e serviços da rotina das empresas. Permitiu que fortalecêssemos mais os negócios com nossos clientes e ainda aumentamos nosso conhecimento, com a troca de experiências entre as empresas de segmentos diversos”, comentou Romário. 
O representante comercial da empresa Fort Clean, Jaw Paz, falou dos contatos encaminhados. “Falamos com empresas que estavam no nosso foco de atendimento, reunidos num mesmo ambiente. A ação trouxe troca de serviços, fornecemos produtos na área de higiene, limpeza e conservação, deixamos contatos agendados e bem encaminhados”, destacou Paz.

GRANDES COMPRADORES

Participaram também da Rodada grandes empresas âncoras de atuação estadual, entre elas,  Ceste\Usina Hidrelétrica de Estreito, Suzano Papel e Celulose e a empresa VLI - Soluções Logísticas. Antes da rodada de negócios, as respectivas empresas explanaram sua forma de atuação, produtos e áreas de oportunidades aos presentes, em apresentações individuais.
Para o analista de contratações do Ceste, Luís Netto, foi uma experiência exitosa na prospecção de desenvolver fornecedores da região, premissa da empresa. “Fizemos contatos e encaminhamos negociações, para que se tornem fornecedores do nosso consórcio, como no fornecimento de serviços de material elétrico, prestação de serviços de retífica, entre outros. Somos gratos ao Sebrae pelo evento”, afirmou.
Caleb Borsoi, que atua na parte de compras e contratações da Suzano Papel e Celulose em Imperatriz, ressaltou a importância do Encontro na promoção de parcerias com o mercado local. “Eventos como esses agregam muito para a cidade e região. Tivemos contatos com gráficas, vestimentas, serviços de elétrica e mecânica. São fornecedores que podem nos atender e agregar cada vez mais para nossa companhia, num evento bem organizado. Além de conhecer outras âncoras e trocarmos experiências”, pontuou Borsoi.
Para o analista de suprimentos da VLI, Helio Macedo a Rodada permitiu estreitar laços de parceria com fornecedores que podem atender na empresa. “Foram contatos encaminhados com serviços de limpeza predial, manutenção de equipamentos, confecção de placas, sinalização para ferrovias e fardamento de uniforme. Essa parceria com o Sebrae faz que tenhamos assertividade no que buscamos, com fornecedores focados no que a gente necessita”, comentou Macedo.

COMÉRCIO BRASIL

A Rede Nacional Comércio Brasil, criada em 2005 pelo Sebrae, facilita o acesso e relacionamento entre micro e pequena empresa e os canais de comercialização que incluem atacado, varejo e representante comercial, entre outros.