Raimundo Primeiro

Cerca de oitenta prefeitos das diversas cidades maranhenses participaram, durante toda a manhã de ontem (27), em Imperatriz, do primeiro encontro do Projeto "Municípios em Foco", idealizado e colocado em prática pela Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), que aconteceu no Aracati Office, Centro, a partir das 9h, discutindo assuntos que estão emperrando o processo de desenvolvimento dos municípios do Estado. O senador Roberto Rocha (PSB) também participou dos debates.
Aberto pelos prefeitos Gil Cutrim (São José de Ribamar - PMDB) e Sebastião Madeira (Imperatriz - PSDB), o encontro superlotou o auditório, que, além das autoridades, recebeu lideranças classistas e comunitárias, que acompanharam os trabalhos até o término, por volta das 13h30. "Iniciativa que deve ser parabenizada e, claro, incentivada". Assim avaliou o prefeito de Riachão, Crisógno Vieira (PTdoB).
Da reunião, participaram representantes das superintendências do Departamento Nacional de Infraestrutura (Denit) e da Caixa Econômica Federal (CEF), no estado do Maranhão, que falaram para uma plateia formada por prefeitos e vereadores, além de industriais e empresários, entre os quais Jairo Almeida dos Santos, presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), que mostrou-se entusiasmado com o evento da Famem, começando pela cidade a série das atividades que visam discutir e a apresentar soluções para os problemas enfrentados pelos municípios maranhenses.
O deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB) destacou o evento como de fundamental importância, tendo em vista colocar em evidência o espírito de união existente atualmente entre a bancada maranhense, no Congresso Nacional, mostrando para os prefeitos o clima de municipalismo dos parlamentares maranhenses.
Os trabalhos foram abertos pelo deputado federal Pedro Fernandes (PTB), 1º vice-presidente e líder da bancada maranhense no Congresso Nacional, que reforçou a preocupação dos prefeitos com a crise financeira enfrentada pelo País, que impossibilita o pleno funcionamento dos governos municipais, realizando obras e ações consideradas cruciais pela população. Em seguida, ele passou o comando do dispositivo para o deputado federal Cleber Verde (PRB).
O presidente da Famem, Gil Cutrim, observou que a ação veio em momento oportuno em razão da crise econômica verificada em nível de Brasil e reforçada pelos prefeitos, que reclamam a dificuldade na realização de obras em virtude da escassez de recursos, principalmente repasses federais, caso dos fundos de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM).
"A quatro mãos, somares forças, colocaremos a nossa sinergia em prol da fomentação das políticas públicas tão necessárias para os nossos municípios. O debate, hoje, aqui em Imperatriz, veio a calhar, para que a bancada federal maranhense possa ter conhecimento e ficar mais próxima dos prefeitos", reforçou.
O prefeito anfitrião do encontro, Sebastião Madeira, de Imperatriz, disse tratar-se de oportunidade única para a discussão dos 'gargalos' e elaboração de propostas para a resolução de problemas pelos quais os municípios maranhenses estão passando. "Muito oportuno, já que aqui estamos reunindo, além dos prefeitos, grande parte da bancada do Maranhão no Congresso Nacional, discutindo questões práticas e reais. No caso, aqui de Imperatriz, a travessia urbana da cidade da BR-010, por exemplo".
O superintendente regional da Caixa Econômica Federal no Maranhão (CEF-MA), Hélio Duranti, ressaltou a oportunidade proporcionada pela Famem para que a instituição pudesse falar sobre os programas de financiamentos colocados à disposição das prefeituras municipais, parabenizando o prefeito Gil Cutrim e o deputado federal Pedro Fernandes em reunir Imperatriz e realizar o "Município em Foco" na cidade. "Estamos num momento de crise, importante que percebamos que, em momentos de crises, os recursos ficam escassos", frisou.
Hélio Duranti aproveitou para informar que o gestor que agiliza suas atividades aproveita melhor os recursos disponibilizados pela CEF. "O nosso desejo é trabalhar em conjunto, visando o sucesso dos recursos repassados". A estrutura da CEF no Maranhão foi apresentada por Célia Regina.
Por sua vez, coube a Gerardo de Freitas Fernandes falar sobre os 'gargalos' surgidos na consolidação do projeto de duplicação do trecho do perímetro urbano da rodovia Belém-Brasília (BR-010) que corta Imperatriz. Segundo informações, as obras estão orçadas em R$ 170 milhões. No momento, a colocação de postes tem sido o principal problema, já que a população, de acordo com a Companhia de Energia do Maranhão (Cemar), é que terá de arcar com os custos.

DEPOIMENTOS

GIL CUTRIM - Presidente da Famem
"Um evento que, sem dúvida, vem a somar na luta que travamos por recursos e melhorias para os nossos municípios, uma vez que os representantes da bancada maranhense no Congresso Nacional vieram a Imperatriz e, com os representantes do Denit e da Caixa Econômica Federal, estão participando das discussões".

SEBASTIÃO MADEIRA - Prefeito de Imperatriz
"Estamos discutindo assuntos de interesse do Maranhão, mas, principalmente, dos gestores municipais. O prefeito Gil Cutrim, atual presidente da Famem, tem feito uma grande mobilização, um grande trabalho. A Famem exerce o papel de interlocutora em nome dos prefeitos, com o governo estadual, mas, sobretudo, com o governo federal. Já participamos, em janeiro, em um grande encontro de prefeitos com o governador Flávio Dino, intermediado pela entidade, que, para mim, está cumprindo com o seu papel".

KARLA BATISTA - Prefeita de Bom Jesus das Selvas e presidente da Associação dos Municípios da Região Tocantina
"Um acontecimento importante, pois precisamos conversar com os representantes da bancada maranhense, em Brasília, pois os municípios estão enfrentando dificuldades por causa da crise financeira pela qual o nosso País atravessa. A queda no repasse dos recursos federais, por exemplo, impactou fortemente, dificultando as gestões públicas municipais e impossibilitando que as obras aconteçam".

O EVENTO EM NÚMEROS
A bancada maranhense no Congresso é formada por dezoito deputados federais.
Do Encontro "Município em Foco" em Imperatriz, participaram Pedro Fernandes (líder), André Fufuca (PEN), José Reinaldo Tavares e Deoclides Macedo (PDT).

Assembleia Legislativa
Representando a Assembleia Legislativa, na região, participaram os deputados Marco Aurélio (PCdoB), Léo Cunha (PSC) e Valéria Macedo (PDT).