A coordenadora Vanessa Barros destaca a importância da campanha de Hipertensão e Diabetes

A coordenadora do programa Hiperdia, Vanessa Leite Barros, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), informa que o município desenvolve a 2ª Semana Municipal de Prevenção e Detecção de casos novos de Hipertensão Arterial e Diabetes, em Imperatriz.
A atividade, iniciada na última segunda-feira (22), foi encerrada ontem (26) com uma extensa programação desenvolvida nas unidades básicas de saúde (UBS) nos bairros de Imperatriz. “Vamos realizar palestras educativas nas escolas (crianças e adolescentes), palestras educativas para a população em risco e visitas domiciliares”, disse.
Vanessa Barros diz que várias atividades serão realizadas voltadas para crianças e adolescentes, pois a incidência da doença aumentou de forma considerada nesses últimos anos no país. “Em Imperatriz, temos notificado diversas crianças com obesidade e diabetes, fato que requer uma atenção especial direcionando essa atividade para as escolas”, frisa.
Ela explica que a hipertensão arterial é uma doença também conhecida como pressão alta. A pressão alta é um desequilíbrio no sistema circulatório que aumenta a pressão nas artérias. Além de provocar uma série de distúrbios no organismo, é uma das principais causadoras de doenças do coração. A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e, dessa forma, pode ser controlada. O controle da doença evita complicações no cérebro, nos rins e no coração.
Tratamento – O SUS (Sistema Único de Saúde) garante as consultas e o tratamento de quem já foi diagnosticado. O paciente encontra os medicamentos necessários nas Farmácias Básicas das unidades de saúde, nas unidades próprias da Farmácia Popular ou nas drogarias conveniadas do “Aqui tem Farmácia Popular”. Dessa forma, o acesso ao medicamento está garantido e o sucesso do tratamento só depende do paciente. Controlando a pressão arterial, se vive mais e melhor.
A coordenadora Vanessa Barros alerta que a maioria das pessoas com pressão alta não apresenta nenhum sintoma no início da doença. Por isso, ela é chamada de “inimiga silenciosa”. A única forma de saber se a pressão está alta é medindo a pressão regularmente. Os sintomas atribuídos ao aumento da pressão são dor de cabeça, cansaço, tonturas, sangramento pelo nariz, entre outros. (Comunicação)