O prazo para atualização do cadastro do programa Bolsa Família encerra nesta sexta-feira, 13 de dezembro. Embora várias convocações tenham sido feitas por meio de mensagens eletrônicas e correspondências, a maioria dos beneficiários ainda não compareceu para atualizar o cadastro.
De acordo com o coordenador Márcio Rocha, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), desde o mês de julho os beneficiários que possuem contatos telefônicos cadastrados no banco de dados estão sendo notificados para que procedam à atualização cadastral.
Ele explica que os técnicos identificaram que grande parte dos beneficiários se recusa a atualizar o cadastro devido não se enquadrar mais no perfil exigido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). "Geralmente, o marido ou a esposa, que são chefes de famílias, começaram a trabalhar e temem atualizar o cadastro e perder o benefício do programa Bolsa Família", disse.
Márcio Rocha orienta que "mesmo a família não tendo mais direito ao benefício, poderá utilizar o cadastro para outras situações sociais, cita como exemplos: os filhos poderão usufruir de isenção na taxa de concurso público vestibular; gratuidade em cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e descontos em tarifa de energia elétrica e água.
Ele recomenda que o NIS (Número de Inscrição Social) precisa está elegível para participar dos benefícios oferecidos pelo governo. Cita outro exemplo, o programa habitacional "Minha Casa, Minha Vida". "Um dos critérios é que o beneficiário precisa estar inserido no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal, pois com o cadastro desatualizado se torna mais um agravante para ser contemplado", detalha.
O coordenador observa que famílias declaram uma informação no setor do Bolsa Família, porém quando vão efetuar o cadastro do programa "Minha Casa, Minha Vida" atualizam com outras informações, gerando conflito de dados e a reprovação do cadastro. "Pedimos aos beneficiários que, mesmo fora do perfil, devem efetuar a atualização cadastral do Bolsa Família", acrescenta.
Márcio Rocha declarou que os dados podem ser atualizados nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) que funcionam nos bairros e povoados do município de Imperatriz.