Hemerson Pinto
A facilidade em conseguir empréstimos em bancos e outras instituições financeiras usando pessoas que, em muitos casos, já não compreendem sequer o que diz o contrato assinado, tem preocupado o Ministério Público do Estado do Maranhão. Após ouvir reclamações de idosos, os promotores de justiça Alline Matos e Sandro Bíscaro resolveram convocar audiência pública para tratar sobre o assunto em Imperatriz.
“Temos ouvido alguns idosos, reclamações com relação a empréstimos consignados e outras modalidades de créditos. Idosos com dificuldade de entendimento, idosos analfabetos, são alvos fáceis para serem usados por pessoas para cometer fraudes, lesões”, declara a promotora em defesa das pessoas idosas, Alline Matos.
Segundo a promotora, em contato com bancos ela recebeu a informação de que muitas vezes os idosos são levados, induzidos ou por falta de informação, a fazerem contrato de empréstimos “sem saber o que estão fazendo, sem saber o que vão pagar ao final”, alerta.
Assim, o Ministério Público vai realizar uma audiência com o público alvo desse tipo de transação, representantes de instituições financeiras, do INSS, para debater o assunto e encontrar o caminho para evitar que pessoas idosas sejam vítimas da realização de empréstimos, contra a vontade ou sem entender o que estão fazendo.
“Discutir o que pode ser feito pelo INSS, os bancos, para trazer tratamento mais humanizado e mais respeitoso com relação a esse consumidor que precisa ter um tratamento diferenciado. Municiar os idosos de informações para que eles não sejam tão vítimas desse tipo de situação e que as instituições bancárias façam seu trabalho de forma saudável. Vamos desenvolver um plano de ação para deixar mais protegido o idoso consumidor”, reforça Alline.
A audiência pública está marcada para o dia 21 de novembro de 2013, das 8h30 às 13h, no auditório da FAMA, Rua Monte Castelo, 161, Centro.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14854
Comentários