O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em parceria com empresas recém-instaladas na cidade, tem atualmente várias turmas destinadas à qualificação de mão-de-obra local. “A construção civil é um segmento em expansão e solicita mão-de-obra qualificada. Grandes empresas (...) buscam pessoas capacitadas. Em Imperatriz, Açailândia, João Lisboa e Porto Franco são mais de cinco mil vagas”, afirma o superintendente técnico do Cep – Centro de Educação Profissional do Senai, em Imperatriz.
Sebastião Júnior explica que os alunos – dos cursos na área de construção – ingressam por meio de seletivo. O custo para o aluno é zero.
Os cursos são de iniciativa do consórcio Capacitar, uma parceria entre o Senai e empresas que estão em fase de implantação na cidade. O objetivo do Capacitar é qualificar pessoas da cidade para atuar nos canteiros de obra, evitando assim ter de trazer operários de outras localidades.
Ainda de acordo com o superintendente Sebastião Júnior, o Senai tem, hoje, mais de 400 alunos em três turnos, preparando-se para atender à crescente demanda do setor.
Antônio Chaille, 25 anos, é aluno do curso de montador de andaime. O jovem diz que, por ser uma área nova, a possibilidade de conseguir emprego é maior. “Após o término do curso, será feito o seletivo, e [quem estiver qualificado] terá mais chances.