O secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sabino Siqueira Costa, observa que os empresários estão otimistas com os novos empreendimentos instalados. “Eles percebem que vários empreendimentos estão chegando à cidade e que estes proporcionam um aspecto bastante positivo para a economia local”, assinala.

Ele ressalta ainda que os empresários contabilizam o aquecimento de seus negócios, seja na área do comércio, da prestação de serviços ou da indústria em Imperatriz. “Essa demanda está bastante aquecida, puxada principalmente pelo setor da construção civil”, frisa.

Sabino Costa assegura que a construção civil está mudando o perfil da cidade, contribui para a geração de emprego e renda e serve ainda para reduzir o grande déficit habitacional nesta que é a maior cidade do interior do Maranhão. “Tínhamos uma carência muito grande nessa área da construção civil”, compara.

O secretário de Desenvolvimento Econômico relembra que há três anos o setor da construção civil era considerado tímido, mas que na gestão do prefeito Sebastião Madeira ganhou um grande impulso com a chegada também de várias empresas e a previsão de instalação de indústrias.

“Percebo que os investimentos eram muitos pequenos desde o ano de 2008, mas que hoje existem grandes projetos em execução na área da construção civil, onde a maioria conta com recursos do programa de habitação da Caixa Econômica Federal (CEF)”, diz.

Empreendimentos - Ele conta ainda que o boom econômico da “Princesa do Tocantins” trouxe para a cidade vários grupos econômicos de São Luís. “Esses grupos se preparam para lançar, em breve, novos investimentos em Imperatriz”, disse.

Sabino Costa adiantou que os empresários investirão na construção de novos condomínios, loteamentos e unidades habitacionais prontas - casas, condomínios e pontos comerciais. “Esse é o momento de muita importância para o empreendedor local, pois a maioria está bastante satisfeita com o que vem acontecendo em Imperatriz”, finalizou.

Novas empresas - O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sabino Siqueira Costa, informou que a instalação da unidade fabril da Suzano começa a atrair novas empresas para Imperatriz, a maior cidade do interior do Maranhão.

“Essas empresas virão para atender ao grupo Suzano, em torno desse grande projeto industrial que começa a se instalar em Imperatriz”, disse ele, que enfatiza a excelente posição geográfica e a logística de transporte (ferrovia, rodovia e aeroporto) que dispõe Imperatriz.

Segundo ele, a previsão é que seja concluída, em dois anos, a ferrovia Norte-Sul, eixo ferroviário considerado de suma importância para alavancar o desenvolvimento de Imperatriz. “A conclusão dessa ferrovia trará uma condição diferenciada para Imperatriz, atraindo grandes empresas e indústrias para cá”, prevê.

Sabino Costa sugere que, após a conclusão da ferrovia Norte-Sul, comece a ser discutido a construção de um terminal multimodal de transportes em Imperatriz. “Vamos unir rodovia, ferrovia e até hidrovia nesse grande projeto de desenvolvimento”, frisa.

Prospecção - O secretário da Sedec assinalou que existe ainda a prospecção de outros grandes empreendimentos para Imperatriz. “Toda área industrial de Imperatriz e da região será impactada com a instalação dessa fábrica da Suzano”, finalizou. (Comunicação)