Durante a capacitação foram destacados o conjunto de regras que regem a relação empresa industrial-trabalhador desde a admissão, até a rescisão do contrato de trabalho

Empresários industriais e associados dos sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), estiveram reunidos no auditório da entidade, durante o curso "Como evitar Problemas Trabalhistas?". A ação que é uma iniciativa da FIEMA, por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) - projeto Associa Indústria - e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), destacou o conjunto de regras que regem a relação empresa industrial-trabalhador desde a admissão, até a rescisão do contrato de trabalho.
Segundo a consultora da CNI, Maria Inez, o curso é importante, pois auxilia as empresas a adotarem procedimentos corretos a fim de evitar infrações, questões trabalhistas e ações na justiça do trabalho. "Nessa oportunidade abordamos os procedimentos cotidianos, no sentido de eleger procedimentos corretos de acordo com a legislação. Além de advertirmos, que um novo momento está por vir, com possíveis  mudanças significativas na legislação anunciadas pelo governo, e esse é um momento pra pensarmos na própria organização social da empresa com uma gestão saudável, onde trabalhadores e empregador dialoguem e superem o momento de crise, tão responsável pela perda econômica e os índices de desemprego", destaca.
Durante as 8 horas de capacitação, o público presente pode esclarecer suas dúvidas e compartilhar experiências vividas no cotidiano das empresas. Além de serem informados sobre admissão, vigência da relação empregatícia, rescisão do contrato de trabalho e da importância do associativismo.
Cíntia Miranda é sócia de uma empresa de equipamentos industriais e já participou de várias ações promovidas pelo Programa de Desenvolvimento Associativo da FIEMA. Ela conta que as capacitações produzem acertos dentro da gestão, além de desenvolver práticas que elevem a empresa economicamente e o nível de satisfação do empregado.  "É uma atitude muito louvável, por possibilitar o aprendizado nessa área trabalhista que tem várias atualizações jurídicas. E ao aplicar conhecimento adquirido aqui, nós melhoramos o funcionamento da empresa e contribuímos para que ela cresça".
A programação foi encerrada com uma dinâmica, na qual os participantes divididos em grupos tiveram que criar e trabalhar casos de rotinas ou problemas trabalhistas. Na oportunidade, as equipes tiveram que achar uma melhor saída para solucionar o problema. "Momentos como esse somam muito na hora de tomarmos uma decisão, ou até mesmo inovarmos dentro das empresas. Por isso, sempre que posso participo dessas capacitações, porque permitem não só fazer esclarecimentos de dúvidas, mas compartilharmos experiências e atualizarmos as informações, principalmente nessa área que é de grande relevância para o setor com o qual trabalho, o da construção civil", declarou a técnica em Segurança do Trabalho, Talvânia Pereira.