No dia 02 de julho, empresários de Imperatriz e representantes da Suzano reuniram-se na sede da ACII para tratar dos débitos deixados pela empresa e prestadoras de serviços que atuaram na construção da unidade industrial da Suzano em Imperatriz. O encontro foi o terceiro mediado pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão – Sinduscon. O primeiro com a presença de representantes da empresa de papel e celulose.
A comissão de empresários apresentou para Mauro Rangel, Relações Institucionais da Suzano, um levantamento prévio do montante da dívida junto aos empresários locais, demonstrando preocupação em relação aos débitos pendentes das empresas terceirizadas, que segundo eles, não se encontram mais na cidade.
A Suzano, por sua vez, por meio dos representantes presentes na reunião, comprometeu-se em empenhar-se em uma solução junto a cada credor a partir do dia 15 de agosto. A empresa afirmou também que irá intermediar as negociações com as empresas terceiradas que participaram da construção da sua indústria em Imperatriz. A comissão de empresários, porém, se mostrou insatisfeita com as respostas dadas na reunião, alegando já terem participado de outros encontros e que não houve uma definição concreta para a questão.
Para João Neto Franco, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão – Sinduscon, a questão é preocupante. “Já realizamos várias reuniões e até o momento não tivemos uma resposta concreta. Nessa de hoje, por exemplo, não houve um comprometimento por parte da Suzano para o pagamento de dívidas de empresas terceirizadas. A situação está insustentável, com empresas falindo devido às dívidas que se arrastam”, comenta.
A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, como representante da classe empresarial, está intermediando o conflito e buscando de forma conciliatória solucionar a questão. Por nota, a Suzano afirma “que iniciará uma rodada de conversas na segunda quinzena de agosto com os fornecedores locais para a consolidação e levantamento dos débitos. Todos os questionamentos serão analisados e esclarecidos. Para as negociações referentes às contratadas e subcontratadas, a Suzano envidará os melhores esforços para que se chegue a um acordo satisfatório entre todas as partes, o mais rápido possível”. (Comunicação – ACII)
Comentários