Empresário Marcone Marques: "Imperatriz continua despertando a atenção de empreendedores de importantes regiões"

Raimundo Primeiro

"Imperatriz, a exemplo do Maranhão, continua crescendo e apresentando um cenário de substancioso crescimento, com o anúncio e a inauguração de grandes investimentos, nas diversas áreas da economia, caso do Imperial Shopping, aberto ao público ao meio-dia de quinta-feira, 27".
A avaliação é do empresário Manoel Marcone Marques, que permanece quebrando correntes tradicionais do setor em que atua, inovando e fortalecendo os seus negócios, mostrando-se confiante no futuro promissor que continua se descortinando para a cidade.
Ao afirmar que Imperatriz passa por um de seus melhores momentos, transformando-se, sem dúvida, no principal centro comercial maranhense, Marcone ressalta que a cidade continua necessitando da aplicação de investimentos em áreas primordiais. Um deles, por exemplo, o da prestação de serviços.
O empresário destaca ser fundamental a preparação da mão de obra local, a fim de que os postos de trabalho surgidos nas empresas que estão abrindo suas portas sejam efetivamente ocupados pelo pessoal que começa a ser inserido no mercado, principalmente os jovens.
Há dias, Marcone tenta preencher 20 vagas surgidas na matriz de sua rede de lojas. Entretanto, os esforços têm sido em vão. Ou seja, o empresário não tem obtido sucesso. "Estamos com dificuldades para contratar até pessoas sem experiência", reforça.

Crescimento - De acordo com Marcone, Imperatriz atravessa uma fase sem precedentes no que diz respeito ao seu processo de desenvolvimento, com ênfase para os setores da indústria, do comércio e, evidentemente, da construção civil, em consequência do trabalho realizado por seu atual gestor municipal.
O empresário atribui o crescimento registrado durante os últimos anos, em Imperatriz, as ações implementadas pelo prefeito Sebastião Madeira (PSDB). Segundo o empresário, o chefe do Executivo municipal conseguiu alavancar as várias áreas do comércio da segunda maior cidade do Estado, reunindo e ouvindo industriais e empresários.  Marcone aproveita para acrescentar: "o nosso município estava órfão, agora, felizmente, a realidade é outra".
Marcone lembra não fazer muito tempo, ou seja, até 4 anos atrás, "as pessoas é que corriam atrás de emprego e, hoje, são os empresários, os lojistas, que estão buscando os funcionários". O número de empregos aumentou tanto que fez surgir um fenômeno em Imperatriz.
O pequeno número de pessoas interessadas nas vagas disponíveis em empresas locais é imediatamente contratado. E o quadro tende a se complicar com a chegada do período de fim de ano, quando o comércio contrata os chamados "funcionários temporários", visando o aumento das vendas durante o período. "As vagas já estão surgindo, mas os colaboradores não", dispara o empresário.
Entretanto, entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), chanceladas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), trabalham na reversão do quadro, treinando, preparando, mais pessoas para o mercado de trabalho da cidade.
Marcone, que apoia diversas ações e manifestações, principalmente culturais ocorridas em Imperatriz, diz que a notícia da efetivação de novos empreendimentos em Imperatriz  nos próximos anos, em muito contribuirá com o surgimento de mais vagas no mercado de trabalho.
O empresário Marcone faz questão de destacar que, prova inconteste do efetivo crescimento por que passa Imperatriz, foi a confirmação de que o Produto Interno Bruto (PIB), a soma de tudo o que é produzido no Município, já é o segundo do Estado.
Parceria firmada entre os governos estadual e municipal possibilita a realização de diversas e fundamentais obras em Imperatriz, notadamente no setor da infraestrutura, considerado crucial. "As potencialidades de nossa cidade foram valorizadas e divulgadas", pondera.

Promissor - Para Marcone, Imperatriz, por ficar localizada numa região estratégica, continuará crescendo e despertando a atenção de empreendedores de importantes centros de negócios do País. As grandes redes comerciais que estão chegando na cidade são provas cabais do inequívoco processo de desenvolvimento por que continua passando o Município.
O empresário, lembrando uma frase muito conhecida na região, ao falar sobre o boom observado na segunda maior cidade do Estado, diz ser Imperatriz "a galinha dos ovos de ouro", contribuindo significativamente com a geração de recursos para os cofres públicos, sendo uma das responsáveis pelo aquecimento da economia maranhense.
"Imperatriz é uma cidade abençoada, com pessoas que vieram de várias regiões e, inclusive, de outros países, que estão em muito contribuindo com o seu crescimento", avalia. Marcone é uma pessoa que não gosta de apontar defeitos, mas, sobretudo, de falar sobre as qualidades e as virtudes das pessoas. "Aproveito para dizer que todos estão somando forças e ajudando a nossa cidade prosperar".
Para o empreendedor que deseja instalar negócio em Imperatriz, Marcone deixa a seguinte mensagem: "trata-se de uma cidade pujante, cujos moradores são 'guerreiros' e hospitaleiros". Na opinião do empresário, são pessoas que já nasceram com espírito de vencedoras e, juntas, estão fazendo a "cidade crescer e ter o seu potencial reconhecido".
Marcone frisa que, para o empresário não ficar parado no tempo e acompanhar o crescimento de Imperatriz, faz-se necessário, imprescindível até, que o mesmo procure atualizar seus conhecimentos, buscando informação sobre as novidades surgidas no setor em que atua. Os cursos de qualificação são fundamentais. "Imperatriz não ficou isolada, não é uma cidade pequena de interior, ganhou aspecto de capital".

"Trabalho da imprensa é decisivo"
O empresário Marcone enfatiza que a Imprensa tem dado importante e significativa parcela de contribuição ao processo de crescimento de Imperatriz. "O trabalho realizado por nossa imprensa, em todos os setores de sua atuação, foi importantíssimo, divulgando, através das imagens das emissoras de tvs e das coberturas das emissoras de rádios. Além da atuação da mídia impressa, com os jornais e revistas noticiando o que de melhor temos".
Marcone reforça que, sem a cobertura diária e, principalmente incisiva dos órgãos de imprensa, a cidade não teria ganhado projeção afirmativa além das fronteiras da região tocantina. O empresário aproveita para parabenizar o trabalho executado pelos profissionais nos diversos campos da comunicação. Todos foram importantes no conjunto das ações desenvolvidas para que Imperatriz chegasse ao atual estágio de desenvolvimento. "Sem vocês [comunicadores], não seríamos nada".