Capa do Livro "Ildon de todas as lutas"
Ildon Marques autografa no Palácio do Comércio e Indústria
Ildon Marques com os filhos, genro, nora e netos
Ildon Marques, entre governador Flávio Dino e os filhos
Sérgio Macêdo, texto e pesquisa, fala sobre o livro

Raimundo Primeiro

Na manhã de sábado, 13, foi lançado, no auditório do Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz (PCI), "Ildon Marques de todas as lutas", livro que narra a trajetória do empresário Ildon Marques de Sousa.
Uma história real, que traz relatos sobre o nascimento a vida empreendedora de Ildon Marques de Sousa, com pesquisa e texto do jornalista Sérgio Macêdo; planejamento editorial da Editora Zona 5; Projeto Gráfico e capa de Albani Ramos; fotografias de Albani Ramos e acervo da família; revisor Rodrigo Oliveira e bibliotecário, Roberto Sousa Carvalho. 
A mesa de trabalho da solenidade foi formada, entre outros, pelo governador Flávio Dino, filhos de Ildon Marques, Antonio Paulo, Ildon Júnior e Liliani (a Lily), que dá nome ao grupo empresarial por ele fundado, o Magazine Liliani, cuja matriz fica localizada na avenida Getúlio Vargas, Centro de Imperatriz, onde tudo começou. 
No livro, Sérgio Macêdo descreve os momentos difíceis que Ildon teve de enfrentar até conseguir montar o sólido empreendimento empresarial, hoje em atuação em diversos estados. Conta ter passado frio, durante o tempo que morou e trabalhou em Curitiba (Paraná). "Era muito calor no verão e muito frio no inverno", contou, durante emocionado discurso.
Ildon Marques começou sua fala, destacando sentir-se "muito honrado por tamanha deferência. Alguns não sabem. E por isso, tenho que dizer que a nossa relação tem como fundamentos, o respeito e a dignidade", sublinhou quando se referiu ao governador Flávio Dino, agradecendo-o pela presença no evento de lançamento do livro que fala sobre a sua vida, mostrando como ele e sua família saíram de Malta (Paraíba).
Além de empresário de sucesso, Ildon Marques foi interventor e prefeito de Imperatriz. Durante sua gestão, demonstrou-se preocupado com a educação, valorizando professores. Também lembrou da categoria:  "a você educador, como sempre gostei de falar, saúdo-os, como minha professora, meu professor". Foram diversos desafios, vencidos em virtude da sua determinação, do querer vencer.
"Servidores, aqui presentes, que me ajudaram a gerir esse município, as minhas realizações só foram possíveis por conta do suporte que me deram. Muito obrigado pela presença de vocês".
Durante seu pronunciamento, Ildon Marques destacou não ter tido facilidades na vida, "mas tivemos coragem e perseverança".
"Tropecei várias vezes, mas de todas as quedas me levantei mais forte. Eu gosto de me ver desafiado, porque, como diz o meu livro, a cada vez que eu me liberto de uma dificuldade, eu me admiro mais de mim mesmo, e me sinto mais capaz de enfrentar um mundo que adora lidar com quem teima com as suas intempéries".
Ildon Marques encerrou frisando, que "para mim, a vida só vale a pena, se for com coragem, crenças e grandes propósitos e conhecimento sempre".
O livro, com 249 páginas, é prefaciado pelo pastor Roberto Cassemiro Dias, destacando "desde muito jovem, Ildon demonstrava ser decidido e de muita disposição para enfrentar as diversas lutas que a vida lhe reservava. Com origem numa família de poucos recursos, vinda do sertão da Paraíba, a preocupação do patriarca, seu Antonio Marques de Sousa - trabalhador, inteligente, honesto e de atitudes cristãs -, era a de dar a melhor educação escolar aos seus filhos e, para isso, contou com integral apoio da mulher, dona Maria das Neves".

Imperatriz, terras
de oportunidades

"A vida é marcada por tristezas, alegrias, sacrifícios, vitórias... circunstâncias que ficam registradas em nossas memórias. Resolver esses cenários é trabalho difícil, porque sobra sempre a sensação de que nossas palavras são insuficientes. Sérgio Macêdo, amigo leal, sonhou e concretizou comigo diversos projetos para a nossa Imperatriz, impregnando cada um deles com sua pertinácia inteligente e seu modo insubstituível de realizar. Incansável e paciente, ele demonstrou seu fino trato de expertise em história oral, em narrativas, em comunicação, e soube, como ninguém, pôr no papel a história de minha vida - uma vida dedicada ao trabalho, aos desafios e à solidariedade procurando ajudar e orientar as pessoas. Por isso, meu estimado amigo, agradeço o seu empenho incontido para escrever e, assim, ajudar a conservar as minhas memórias, que, espero, a partir de agora, passarão as reminiscências de quem me acompanhou em cada um desses momentos". (Ildon Marques, de próprio punho)