O ambiente favorável aos negócios, a vocação do estado para a produção de gás natural e a política de atração de investimentos implantada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), integram os fatores determinantes para a instalação do projeto da usina da Eneva, Parnaíba V, no Complexo Parnaíba, no município de Santo Antônio dos Lopes.
A Eneva assinou, recentemente, o contrato para investir mais R$ 842,5 milhões no empreendimento, que concluiu 100% do financiamento. Ao todo, o projeto contou com o investimento de R$ 1,3 bilhão e envolve o chamado fechamento de ciclo da Usina Parnaíba V. A operadora prevê iniciar as obras de expansão ainda em julho, com a contratação de mão de obra local.
De acordo com a empresa, cerca de 1.000 profissionais terão a oportunidade de trabalhar no pico das obras – abrangendo executores de obras, almoxarifes e até engenheiros – em um prazo para entrega de 30 meses. O fechamento do ciclo vai acrescentar 385 MW à capacidade instalada do complexo.
O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, disse que a o empreendimento da Eneva auxilia na geração de emprego, renda, desenvolvimento socioeconômico e produção de energia limpa e sustentabilidade, ajuda a estimular a economia.
“Estamos seguindo a determinação do governador Flávio Dino e manteremos um ambiente ainda mais propício para atrair mais indústrias e empreendimentos relacionados ao setor energético”, disse o secretário.
Recentemente, a Seinc promoveu uma rodada de negócios entre empresas genuinamente maranhenses integrantes do programa Maranhão Mais Produtivo e a empresa Techint, responsável pela construção e montagem da usina. A rodada teve por objetivo apresentar fornecedores para as obras do projeto, centralizando as opções de empresas locais.
Complexo Parnaíba
O empreendimento empresarial está sendo desenvolvido no Complexo Parnaíba, na região do Médio Mearim, onde a Eneva opera quatro usinas movidas a gás natural. O projeto já abastece várias cidades do Maranhão. Com mais de 40 mil km² de área exploratória no interior do Maranhão, a Eneva, desde que iniciou operações no estado, se tornou a maior operadora privada de gás natural do Brasil, tornando o Maranhão o segundo maior produtor de gás natural terrestre do país. (Secap)
Comentários