Neste sábado, a empresa de segurança em computadores Imsec Security realizará o primeiro Capture The Flag DeVry, ou simplesmente CTF DeVry – Competição Hacker do Universo DeVry.
O que é um CTF (Capture The Flag)? É idealizado pelos professores e especialistas em Segurança de Informação, Paulo Henrique Marinho, o coordenador do curso de Sistema DEVRY Facimp e o acadêmico Diego Leite Cunha. É o primeiro evento hacker ético da cidade.
CTF significa Capture The Flag. No âmbito da informática, são competições que envolvem diversas competências dos profissionais/estudantes/entusiastas para a resolução de desafios relacionados à infosec (segurança da informação), com o objetivo de capturar a bandeira (flag) que terá o formato devry{texto} e pontuar.
Quais os tipos de CTF que vamos utilizar? Jeopardy-Style: (formato de quiz): São apresentadas questões de diversas categorias, níveis de dificuldade e pontuações. As categorias ou os níveis que usaremos no CTF DEVRY serão: Web Hacking, perícia forense, criptografia, engenharia reversa e diversos. Quantas questões? Serão no total de 8 a 12 questões.
Quem pode participar? Todos os alunos dos cursos de tecnologia das Faculdades DeVry, profissionais e entusiastas em tecnologia.
Como vai funcionar? Todos os alunos devem estar reunidos em suas respectivas instituições de ensino no(s) laboratório(s) de Informática, será liberado o acesso ao sistema para o cadastro com as questões.
Para acessar a plataforma de questões, o aluno deverá se cadastrar com seu nome, senha e escolher sua respectiva IES – Instituição de Ensino Superior.
Já cadastrado e devidamente logado na plataforma, o aluno poderá responder as questões com base nos níveis acima, conseguir a flag no formato devry{texto}, inserir no campo de resposta e validar. Caso esteja correta, serão somados os pontos da questão; e a IES com mais pontos vence o CTF DeVry. Critério de desempate? Sim, baseado em tempo de resolução.
Comentários