Marcone Marques: "O Calçadão transformará o centro"

Raimundo Primeiro

Os números mostram o quanto os pequenos negócios crescem e são relevantes para a economia brasileira, significando cerca de 99% dos negócios ativos no país. Neste sábado, 5 de outubro, Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE), O PROGRESSO publica entrevista com o empresário Manoel Marcone Marques, diretor para Assuntos da Microempresa da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII). 
No Maranhão, as micro e pequenas empresas continuam em alta, gerando empregos e renda, atraindo investimentos para as mais distintas áreas. De acordo com o Cadastro Nacional de Empregados (Caged), órgão do Ministério do Trabalho, levando em consideração análise do Sebrae, 95% das empresas em atividades no Estado, são MPEs.
 Apesar da recessão, as MPEs resistiram e, no primeiro semestre de 2019, permaneceram movimentando as engrenagens dos negócios maranhenses, gerando 7 mil novos empregos, o oposto das Médias e Grandes Empresas, as MGEs, que colocaram no mercado 479 trabalhadores, criando, desta forma. Os novos postos surgiram de janeiro a abril, apresentando sinais promissores para a economia estadual.
Marcone Marques destaca que o advento da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa possibilitou a redução da informalidade, facilitando a abertura de linhas de crédito específicas, obrigatoriedade e previsão dos orçamentos públicos dos recursos de inovação tecnológica e desburocratização na abertura e fechamento da empresa. Segundo ele, a principal vantagem da Lei Geral, entretanto, foi facilitar a vida dos micro e pequenos empresários, tirando "muitas pessoas da informalidade, ajudando no processo de fortalecimento da nossa economia", reforça.
As ações viabilizadas por meio da atual Diretoria da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), tendo na presidência o empresário Guilherme Maia Rocha, possibilitaram a execução de projetos há anos reivindicados pelos empreendedores, entre os quais a revitalização e climatização do Centro de Convenções, inaugurado pelo governador Flávio Dino durante a edição 2019 da Fecoimp, em setembro; revitalização do Calçadão da avenida Getúlio Vargas, com inauguração prevista para o final de outubro (mês em curso) e a construção do Anel Viário. 
"A entidade tem tido forte presença no desenvolvimento da cidade, atuando em prol das classes industrial e empresarial. O governo maranhense tem ouvido e atendido as solicitações da associação, que permanece crescendo e alcançando índices cada vez mais elevados de desenvolvimento, com reconhecimento hoje em dia além do nosso Estado". Os pequenos negócios representam 27% do PIB Nacional e 53,4 do Produto Interno Bruto do Comércio.
Confira, na íntegra, a entrevista exclusiva concedida a O PROGRESSO na manhã desta sexta-feira (4/10) pelo empresário Manoel Marcone Marques, o Marcone Tok Bolsas, ex-presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão (ALC), entusiasta dos pequenos negócios.

O PROGRESSO - O que representa a data de hoje?
MARCONE MARQUES
- Novos dias para as micro e pequenas empresas brasileiras, pois, através da Lei Geral, os pequenos negócios foram fortalecidos. A data jamais poderia passar em branco. A Diretoria da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz tem dado todo apoio ao pequeno empresário. O presidente Guilherme Maia atua no sentido de ver todos os setores da atividade econômica em plena atividade, incentivando, conversando, reunindo e discutindo melhorias junto as autoridades. Os avanços que a sua Diretoria tem feito na instituição são facilmente vistos. 

O PROGRESSO - Aproveitando, o que tem a falar sobre o "novo" Calçadão?
MARCONE MARQUES -
Uma grande obra, em resumo. Mas, muito mais do que isso, pois o Calçadão, revitalizado, contribuirá significativamente com o crescimento da nossa economia, incrementando as atividades econômicas da região central. Ganharemos, em breve, um belo cartão postal, que atrairá ainda mais pessoas para a nossa cidade. 

O PROGRESSO - Resultados da revitalização?
MARCONE MARQUES
- Indiscutivelmente, o Calçadão não será mais o mesmo. As obras realizadas pelo Governo do Estado, via gestões da ACII, transformarão o centro de compras. Para lá, estarão indo diariamente pessoas de várias cidades da região e de outros estados, já que estamos numa cidade bem estrategicamente localizada, fazendo ligação com os principais centros de desenvolvimento do país. 
Seremos o principal centro de compras de uma grande região. Estamos distantes mais de 600 quilômetros das principais capitais. Imperatriz já é polo universitário (educacional) e de saúde (especialistas renomados aqui estão). Por várias razões, o nosso município crescerá ainda mais. 
Inaugurado, o Calçadão também vai movimentar a cidade durante as festas de fim de ano e as principais datas do calendário comercial, caso do Dia das Mães e dos Namorados, pois temos um forte impulsionador de vendas - a Campanha "Amor em Dobro", realizada pela Associação Comercial, premiando consumidores que compram nas lojas participantes. A Diretoria, o nosso presidente Guilherme Maia, estão de parabéns. Contem conosco, sempre, pois aqui estaremos à disposição, ajudando a nossa instituição e a nossa cidade.

NÚMEROS/MPEs

17 milhões de carteiras assinadas

4,2 milhões de produtores rurais

36,3 da população no setor de serviços tem a origem nos pequenos negócios

40% da massa salarial (pequenos negócios)