Elas lavam, passam, cozinham, limpam, cuidam das crianças e praticamente fazem parte das famílias. As empregadas domésticas, que há muito tempo desempenham suas tarefas, passaram a ter a profissão reconhecida legalmente em 1972.
Atenta à importância do papel dessas profissionais, a equipe do Centro Regional de Referencia à Saúde do Trabalhador (CEREST), da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), prestou homenagem à categoria no último domingo, 10.
Na programação, palestra sobre Direitos Trabalhistas e Previdenciários da Trabalhadora Doméstica; Café da Manhã e oferta de diversos serviços, como coleta de preventivo, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações sobre autoexame da mama, massoterapia e vacinas, da hepatite B, febre amarela, antitetânica e tríplice viral.
Parte das atividades da Semana Municipal da Mulher, o momento destinado às secretárias do lar serviu mais uma vez de momento de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade. Na ocasião, as trabalhadoras também foram presenteadas com brindes e consultas oftalmológicas.
Conforme lembra Dalvenira R. P. Mendes, coordenadora do CEREST, a empregada doméstica pode ser vista, nos dias atuais, como uma representação dessa mulher trabalhadora, que ainda luta por direitos trabalhistas igualitários, pela busca os seus direitos regidos, instituídos e respeitados como os de qualquer outro trabalhador. "O momento é ideal para homenagear aquela que tem como ofício cuidar da casa, da roupa e do alimento, pois quem cuida merece cuidados", afirmou.
O CEREST fica localizado na Rua Maranhão, 826; entre as ruas Monte Castelo e Aquiles Lisboa, próximo ao SESI, no Mercadinho. (Lídio Emanuel - ASCOM/SEMUS)