Estudantes, empresários e profissionais de recursos humanos marcaram presença no Encontro Maranhense de Estágio realizado em Imperatriz
O professor Esmerahdson de Pinho destacou os desafios da empregabilidade diante do mercado competitivo
Michele Frota, coordenadora de Desenvolvimento Empresarial, Carreiras e Estágios do IEL-MA destacou a importância da ação

Conhecida como polo universitário, Imperatriz, que atualmente conta com mais de seis instituições de ensino, sediou, na noite da quarta-feira (23), o Encontro Maranhense de Estágio. A ação realizada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA), entidade do Sistema FIEMA, contou com a presença de cerca de 200 participantes, entre estudantes, empresários e profissionais de recursos humanos que marcaram presença no auditório do Palácio do Comércio. O encontro que acontece anualmente tem por objetivo difundir informações sobre mercado de trabalho, além de sensibilizar alunos, empresários e corpo docente para a importância do programa de estágio na formação de novos talentos e na qualificação de futuros profissionais.
A coordenadora de desenvolvimento Empresarial, Carreira e Estágio do IEL Maranhão, Michele Frota, destaca a importância da ação. "Nas instituições de ensino os alunos estão muito focados na teoria própria de cada carreira que eles escolheram, e o IEL busca com o encontro de estágio, trazer temas voltados para o mercado de trabalho, comportamental, cenários econômicos a fim de contribuir para que o aluno encontre seu espaço no mercado. O IEL acredita que a interação entre o conhecimento acadêmico e o setor produtivo gera mais competitividade tanto para empresas quanto para os profissionais que nela atuam."
O encontro foi marcado por dois momentos, o primeiro com a palestra "Os Desafios da Empregabilidade", proferida pelo mestre e doutor Esmerahdson de Pinho, que destacou quais os desafios encontrados pelos jovens diante do mercado competitivo e o que fazer para se tornar o profissional desejado pelo mercado de trabalho. "Vivemos em um cenário de alta competitividade, então a nossa ideia é levar para as pessoas a importância de se manter empregado com dicas importantes para que esse profissional que está acabando de sair da academia", destacou.
Em seguida, o consultor de RH da Suzano, Fabio Pecora abordou sobre a importância do Equilíbrio de Gerações dentro das organizações. No estilo bate-papo, o palestrante apresentou ainda o programa de estágio da empresa e trouxe dicas de como participar e se destacar por meio do estágio, além de abrir para perguntas e respostas. "A ideia é fazer uma viagem para podermos mostrar como que as gerações se somam e o quanto é interessante termos esse equilíbrio dentro das organizações com diferentes gerações para que haja essa soma e a inovação dentro do ambiente de trabalho", avalia Pecora.
A ação que também tem caráter social beneficiará instituições filantrópicas da cidade, por meio da doação de alimentos, pré-requisito para as inscrições. Segundo o diretor da FIEMA, João Neto Franco o resultado de sucesso na entrada do mercado de trabalho, que é cada vez mais competitivo, só acontece de fato, através da educação, da qualificação profissional. "O IEL, tem feito um importante papel, como agente de integração, grande parceiro nesse elo entre empresa e escola, seja de nível técnico ou superior atua fortemente no Maranhão. Portanto a busca por essas qualificações se tornam um diferencial na vida de quem busca um espaço no mercado de trabalho".
Para a universitária Genilda Figueredo, o encontro é importante no sentido de aproximar os futuros profissionais do mercado de trabalho. Ela acredita ainda que ações como essa são importantes, pois apontam dicas importantes de como participar de seleções de estágio. "Foi um momento muito importante para todos os presentes por possibilitar conhecimento e também nos possibilitou enxergar além da universidade, pois uma das dicas que me chamou muita atenção foi a de não esperar está pronto para ir em busca de uma vaga. Já tínhamos consciência de que a teoria se complementa com a prática, mas ganhamos reforço para sair da zona de conforto e buscar nosso lugar ao sol".
IEL - O Instituto Euvaldo Lodi - IEL/MA, agente estratégico da FIEMA, foi criado em 1970 com objetivo de articular a integração entre o setor produtivo, centros de conhecimento e de fomento de pesquisa e inovação. Há cerca de 9 anos em Imperatriz, atua com foco em assessorias e consultorias empresariais, em cursos de capacitação profissional, empresarial e é responsável por promover a interação entre centros de conhecimentos e o setor produtivo por meio de estágios.