A 11ª edição da Feira do Comércio de Imperatriz (Fecoimp), iniciada na última quarta-feira (14), se destacou pelo crescimento do número de expositores. São cerca de 200 stands, incluindo as partes interna e externa. Nesta última fica o pátio de veículos, que é uma das novidades da Feira 2011. O prefeito Madeira participou da abertura do evento e mais uma vez, em entrevista à imprensa, destacou o espírito empreendedor da cidade.
Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), Gilson Kyt, o crescimento da Fecoimp está diretamente associado à parceria que tem se firmado entre os setores públicos (Prefeitura) e privado (empresas). Ele destacou, também, a vocação que o município tem para grandes empreendimentos.
“A Fecoimp representa o que há de melhor na economia de Imperatriz e da região. Imperatriz tem vocação para o empreendedorismo, para o desenvolvimento, e vinha um pouco adormecida no decorrer dos anos. Quando o setor público se une ao setor privado, a comunidade cresce. É isso que está acontecendo em Imperatriz”, explicou.
O crescimento da Feira é tamanho que seus organizadores estipularam uma audaciosa meta de público. Segundo eles, este ano a expectativa é que a XI Fecoimp receba mais de 50 mil visitantes. A média das edições anteriores é de 45 mil visitantes, totalizando 450 mil pessoas.
A palavra do prefeito - O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, falou sobre o crescimento de todos os eventos que ocorrem no município. Ele lembrou que a Expoimp deste ano foi maior que a edição anterior, mas deve ser superada pela edição 2012. Sobre a Fecoimp, Madeira fez coro às declarações de Gilson Kyt, concordando que o crescimento do evento é um dos reflexos do momento econômico da cidade.
“A Fecoimp reflete isso [momento econômico do município]. A cada ano que passa ela fica mais forte, mais pujante, mostrando, também, a força da cidade. Eu fico muito feliz de participar, como gestor, deste extraordinário momento da cidade”, disse o prefeito.
Além do aumento do público, os organizadores da Fecoimp esperam, ainda, o crescimento dos negócios em pelo menos 15% em relação ao registrado no ano passado. A meta é atingir 38%.

Crescimento continua

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Imperatriz, Sabino Costa, os avanços da cidade animam os empreendedores a mostrarem o que há de melhor em suas empresas. É isso que faz do evento um reflexo da economia da cidade. Sabino garante que, hoje, o ritmo de crescimento do município é maior que o do país. “A expectativa de crescimento de Imperatriz nesta década é muito boa. Nós estamos em um processo de franco desenvolvimento e investimento. Nosso crescimento está um pouco mais acelerado que a média do Brasil”, destacou.
O expositor Paulo César participa do evento pelo oitavo ano consecutivo. Ele afirma que a sua empresa triplicou sua participação no evento. “No começo, nós ocupávamos o espaço de um stand, hoje ocupamos três, devido ao crescimento da empresa e da região. O mundo lá fora pode estar em crise, mas nós estamos tranquilos e a todo vapor”, finalizou.
A Fecomip é a primeira feira multissetorial do Maranhão a fazer parte do Calendário Brasileiro de Exposições & Feiras, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O evento segue até o próximo sábado (17). (Comunicação)