Como parte da programação paralela da Feira do Empreendedor, o Sebrae Maranhão realizou, na manhã e na tarde dessa quarta-feira (06), o Seminário de Compras Governamentais para um público formado por autoridades, secretários estaduais e municipais, empresários e imprensa local. O objetivo do evento foi mostrar às microempresas (MPE), empresas de pequeno porte (EPP) e microempreendedores individuais (MEI) um novo nicho de mercado: as licitações públicas.
Participaram da solenidade de abertura do evento, que aconteceu no Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz, Cláudio Azevedo, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão e secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima); o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; o prefeito de Estreito, Cícero Morais; os secretários estaduais Maurício Macedo (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e Jura Filho (Turismo), os diretores executivos do Sebrae Maranhão, José Morais (Técnico) e Raimundo Nonato Corrêa (Administração e Finanças).
"O acesso às compras públicas é um mercado extremamente promissor que estimula a economia do município, fazendo o dinheiro circular e, assim, gerar mais renda e mais qualidade de vida para as pessoas. É um círculo virtuoso, onde todos ganham e a vida de todos melhora. É isso que buscamos fazer aqui em Imperatriz: estimularmos os pequenos negócios a crescer por meio de políticas públicas; incentivamos o pequeno produtor a produzir e compramos a sua produção; damos lugar aos pequenos nas licitações da prefeitura, além de outras ações. Estimular e dar o aparato para que as micro e pequenas empresas apareçam, cresçam e prosperem é tarefa nossa, mas a qualificação deve ser almejada pelo empresário ou microempreendedor individual para que se mantenha no mercado", destacou em sua fala o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira.
Para Cláudio Azevedo, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, que acumula o cargo de secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Seminário de Compras Governamentais veio ao encontro de empresários de pequenos negócios que, muitas vezes, não participam de licitações pelo medo advindo da falta de informação.
"É importante destacar que a Lei Geral é uma política pública que apoia os pequenos, concedendo benefícios diferenciados que fortalecem o segmento das microempresas e empresas de pequeno porte, fazendo com que estes aproveitem as oportunidades do mercado e possam competir no mesmo nível que as médias e grandes empresas. Para tanto, além de informação é necessário capacitação. Se as MPE forem organizadas na gestão e tiverem um bom produto ou um bom serviço, terão vez e força também nos processos de compras públicas", ratifica.
Incentivo ao empreendedorismo
Na pequena cidade gaúcha de Crissiumal, que possui pouco mais de 15 mil habitantes, o prefeito atual, Walter Luiz Heck, aprendeu uma grande lição ao longo de seus dois mandatos anteriores: incentivar o empreendedorismo "dá retorno garantido, onde quem ganha é o próprio município e os seus munícipes".
Conhecida como a capital gaúcha das agroindústrias, a cidade possui 48 pequenas empresas nesse segmento, com 131 produtos comercializados e 360 empregos diretos. "Quando a gente incentiva o empreendedorismo, o empreendedor se anima e faz. Ele passa a entender que não existe propriedade pequena, mas propriedade mal dimensionada. A mesma regra vale para qualquer micro e pequena empresa", destacou o prefeito que apresentou no Seminário de Compras Governamentais o Pacto Fonte Nova, o Programa Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial, responsável por determinar um novo tempo na vida dos crissiumalenses.
"O cooperativismo e associativismo é uma saída para os pequenos. Juntos aprendemos a ser fortes. E se nós conseguimos, vocês também conseguem! Na minha cidade, as pessoas entenderam que paternalismo não produz nada e que matéria-prima não dá lucro; mas transformá-la, sim, traz uma lucratividade maior. Ser pequeno não impede o desenvolvimento. Se a gente incentiva o empreendedorismo, o empreendedor se motiva e faz!", ensinou Heck.
O prefeito de Estreito, município inserido na Região Tocantina e localizada a 128 KM de Imperatriz, também acredita nesse modelo. "Embora não invistamos ainda nas cooperativas agrícolas como acontece em Crissiumal, temos orgulho em dizer que 98,3% de tudo o que compramos na Prefeitura é adquirido no próprio município. Só não compramos medicamentos. Para nós da Administração Municipal os pequenos negócios são, de fato, os responsáveis pelo desenvolvimento local", acredita o prefeito.
O Sebrae Maranhão, por meio da Unidade de Políticas Públicas, oferta cursos de Compras Governamentais continuamente para empresários, MEI e servidores municipais. Mais informações e inscrições pelo telefone (98) 3216-6171 ou nas Unidades Regionais do Sebrae mais próxima.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14848
Empreendedores da Região Tocantina aprendem a vender para o governo
Seminário de Compras Governamentais promovido pelo Sebrae prepara proprietários de pequenos negócios a participar das licitações públicas
Comentários