Vender com maior qualidade e identificar os perfis dos clientes. Essa necessidade levou o empresário Edidácio Viana Carneiro a participar da palestra Aprenda a Vender Bem Melhor, realizada na manhã da última quarta-feira (23), no estande do Sebrae montado na Praça de Fátima em Imperatriz.
A palestra integra a programação de ações que estão sendo realizadas desde a segunda (21), através do movimento nacional do Sebrae, o Compre do Pequeno Negócio, que até sábado (26) vai promover gratuitamente capacitações, consultorias, oficinas e palestras voltadas para proprietários de pequenos negócios, com vistas a prepará-los para o 5 de outubro, dia D da campanha.
Para Edidácio, que empreende há nove meses através da venda direta de perfumes, as capacitações e treinamentos oferecidos pelo Sebrae são fundamentais para alavancar as vendas, obtendo as instruções necessárias. “Como empreendedor, tenho buscado melhorar os serviços, sabendo o que é preciso para ter sucesso na venda do meu produto. Meus clientes são diversificados, então busquei o Sebrae, que tem me dado a orientação necessária e o melhor, gratuitamente. Ontem aprendi a formar os preços de venda e hoje, como executar. O movimento Compre do Pequeno é importante porque atende e dá visibilidade a nós, pequenos empresários, que estamos em busca de um lugar no mercado”, afirmou.
Na manhã da terça-feira (22), o consultor Jandson Feitosa, em palestra interativa que reuniu 22 participantes, explicou aos empreendedores as ferramentas necessárias para vender melhor nas empresas, utilizando o marketing de relacionamento. Ele destacou a importância de buscar melhorias de inovação, conhecendo as necessidades dos clientes e criando vínculos para satisfazê-los.
O gerente da unidade regional do Sebrae em Imperatriz, Danilo Borges, explica que a intenção do movimento é conscientizar a sociedade sobre o consumo dos produtos e serviços dos pequenos negócios, que movimentam a economia local da cidade. “Além de incentivar essa prática, estamos disponibilizando uma vasta programação de palestras e oficinas gratuitas, em respectivos horários, para que os empresários possam ter qualificação na busca de sucesso no mercado. Também estamos cadastrando as empresas no site do movimento, para que adquiram maior visibilidade e os clientes possam conhecer e utilizar seus produtos”, enfatizou.
Além das ações no estande, um trio elétrico percorreu os bairros da cidade terça-feira, levando orientações e incentivando a população do município sobre a compra nos pequenos negócios que ajudam a movimentar o comércio local.
Ainda como parte da programação da Semana de Capacitação, foram realizadas também as palestras Contabilidade Básica voltada para microempreendedores e a de Como formar seu Preço de Venda, ambas ministradas pelo consultor do Sebrae, Ronilson Sousa. Na ocasião, ele ensinou os participantes sobre os levantamentos financeiros que dão origem à contabilidade, já que os microempresários não dispõem de contadores, atualizando-os sobre notas fiscais e demais informações da área contábil. Em seguida, ministrou sobre preços de vendas.
“Na palestra Como formar seu preço de venda, os empreendedores puderam aprender conceitos de variáveis e diferenças no levantamento dos custos das despesas para ajudar no lucro dos negócios e saberem formar seu preço de venda nas empresas”, explicou.
As atividades continuam até sábado (26). Para participar, os interessados podem se inscrever no estande com a equipe técnica do Sebrae.
Comentários