Questões sobre empoderamento e beleza de mulheres que foram diagnosticadas com o câncer de mama serão discutidas na próxima segunda-feira (24/10), de 18h às 20h, em um Shopping. Trata-se de uma ação da campanha outubro rosa promovida pelo movimento Viva Cacheada em parceria com o empreendimento que, além desses assuntos, irá tratar também sobre conscientização da luta contra a doença.
De acordo com uma das coordenadoras do evento, Letícia Hellen, o objetivo do encontro é conversar com o público a respeito de cuidados com o corpo, mesmo depois de serem diagnosticadas. "O câncer de mama tira a alegria de uma mulher, independente do seu estado físico [e do tratamento]. O empoderamento nesse sentido irá ajudar essas mulheres a se amarem de qualquer forma. Queremos mostrar que elas são fortes, apesar de tudo", explica.
Ainda de acordo com a organização, a vergonha do próprio corpo é outro fator que inibe as mulheres de fazerem o auto-exame e, assim, descobrirem a doença no estado inicial. "Não importa a idade. Seja pessoas dos 13 aos 80 anos, todos devem saber sobre o Outubro Rosa", comenta Letícia.
Câncer de mama - O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.
Para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.
Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das regiões sul, sudeste, centro-oeste e nordeste. Existe tratamento para câncer de mama, e o ministério da saúde oferece atendimento por meio do sistema único de saúde, o Sus.