Vereador Zesiel Ribeiro, autor do decreto que criou o prêmio Sintonizado com a Educação

Carlos Gaby/Assimp

O Plenário aprovou por unanimidade, na sessão dessa terça-feira (29), emenda de autoria do vereador Zesiel Ribeiro (PSDB) que inclui escolas do ensino médio na homenagem que a Câmara Municipal de Imperatriz presta às escolas municipais com a entrega de diplomas do Prêmio Sintonizado com Educação, concedido às com melhor desempenho e evolução nos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O prêmio foi instituído em 2017 através de Decreto Legislativo também de autoria do parlamentar tucano.
No ano passado, as três escolas homenageadas com os melhores indicadores do Ideb foram Escola Municipal Samaritana (6.0), Escola Municipalizada Santos Dumont (6.0) e Escola Municipal Fraternidade (5.9). As três com melhor evolução proporcional em comparação com os resultados da avaliação anterior foram Centro Educacional Emanuel II (evolução 1.6), Centro Educacional Marieta Albuquerque (1.5) e Colégio Guilherme Dourado (1.3).
O prêmio - Segundo Zesiel Ribeiro, o prêmio Sintonizado com a Educação, concedido em forma de diploma, é o reconhecimento ao esforço "de todos que fazem a educação e a escola".
"A premiação visa estimular o aprendizado e a construção do conhecimento, contemplando a família, os professores, gestores de escolas, estudantes e servidores das escolas públicas municipais", declarou o vereador.
As escolas homenageadas são indicadas pela Comissão de Educação, Cultura, Lazer e Turismo da Câmara Municipal de Imperatriz, após a divulgação bienal dos resultados do IDEB pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e o Ministério da Educação.