Segundo o relatório da coordenação da Unidade Móvel Oncológica enviado à Secretaria Municipal de Saúde esta semana, foram realizados 16.626 procedimentos no ônibus que atua na prevenção e combate ao câncer na cidade de Imperatriz, graças à parceria da Prefeitura Municipal, Fundação Pio XII (Hospital de Câncer de Barretos) e Cia Vale do Rio Doce - que fez a doação do veículo modificado e equipado para atendimento.
Com atividades iniciadas em dezembro de 2013, a Unidade Móvel opera com realização de consultas e exames da próstata (PSA), Papa Nicolau (prevenção), biopsia de pele e mamografia. “Nós temos conseguido diminuir as demandas das Unidades Básicas de Saúde, além de incentivar a procura pelos serviços por parte dos homens”, observa a coordenadora da Unidade, Vilenice Batista.
A secretária de Saúde, Conceição Madeira, afirma que a Unidade é um serviço que reforçou o atendimento já oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Imperatriz, ampliando a assistência à população. “Nós aumentamos o número de exames ofertados na rede pública, facilitando o acesso de quem necessita fazer exames preventivos do câncer, e o que é mais importante, com uma estrutura bem equipada”, lembrou a secretária ao ressaltar que o atendimento no ônibus contempla desde a consulta ao acompanhamento e ao tratamento das patologias diagnosticadas.
Atendimento
Até 19 de dezembro deste ano, a Unidade continua atendendo em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Rita. Dia 20 entra em recesso de final de ano, e retoma atendimento dia 05 de janeiro de 2015 na UBS Milton Lopes (Posto Cumaru) – onde atenderá moradores do bairro Bacuri e adjacências, que compreendem Parque do Buriti, Centro, São José do Egito, Caema, Vila Leandra etc.
Unidade móvel
O ônibus modificado, que custou R$ 2,3 milhões, foi financiado da Fundação Vale e equipado pelo Hospital de Câncer de Barretos (Fundação PIO XII Barretos), que também capacitou os profissionais que irão trabalhar e manusear os equipamentos. O veículo de dois andares foi dividido contando em sala de espera com TV; outra de mamografia (com mamógrafo de última geração); uma de coleta de colpocitologia, para realização do Papanicolau, e há ainda a sala de exame de pele e um centro cirúrgico.[Maria Almeida – ASCOM]
Comentários