Raimundo Primeiro

O 15º Salão do Livro de Imperatriz já é realidade. Na manhã dessa sexta-feira, 9, a Academia Imperatrizense de Letras (AIL) reuniu imprensa, parceiros, convidados, artistas e intelectuais para fazer o lançamento oficial do Salimp, o maior evento do setor no Maranhão.
O Salimp 2017 acontece durante o período de 27 de outubro a 5 de novembro, no Centro de Convenções de Imperatriz (CCI), localizado na rua Hermes da Fonseca, s/n, reunindo autores, artesãos, pintores, representantes de outras expressões artísticas, professores, estudantes e o público em geral.
O “Café na Roça”, tema do ato de lançamento da edição 2017 do Salimp, constou de muito forró pé de serra, com a banda convidada tocando o melhor do forró brasileiro, antes do horário marcado para o início dos trabalhos, às 8h, na sede da AIL, situada na rua Urbano Santos, 100, Centro.
Os trabalhos foram abertos pelo secretário e coordenador de Comunicação do Salimp, jornalista e acadêmico Domingos Cézar, aproveitando para ressaltar a importância do evento não só para Imperatriz, mas para o Maranhão, tendo em vista fazer parte hoje do circuito nacional de salões do livro, atraindo, portanto, cada vez mais a atenção de expositores de importantes centros de desenvolvimento do País. 
Tendo como tema “Juventude & Cultura” e lema “Por que o jovem não gosta de ler?”, o 15º Salimp constará de diversificada programação cultural, caso, por exemplo, de Gincana, Festival de Poesias, Contos e Crônicas, Salão de Belas Artes, Oficinas de Pinturas e o Concurso Soletrando, com a participação de estudantes de escolas das redes municipal e estadual de ensino.
As explicações sobre os acontecimentos culturais foram dadas pelo acadêmico Zeca Tocantins, afirmando que a ideia é fortalecer cada vez mais a programação, visando que o Salimp movimente a comunidade estudantil imperatrizense e tocantina. Os artistas plásticos Sílvio Matos e Ton Neves também estão na coordenação do evento literário.
Social – O Salimp 2017 traz uma novidade. Para ter acesso ao Centro de Convenções, a pessoa terá de doar um quilo de alimento não perecível para posterior distribuição a entidades filantrópicas da cidade. É o lado social efetivamente sendo colocado em prática, buscando reforçar o trabalho desenvolvido por entidades de caridade de Imperatriz. A coordenadora é Núbia Ângela Carvalho.
A comercialização do Salimp ficará a cargo da Canal Comunicação, responsável pela concepção das peças publicitárias do evento e sua respectiva divulgação em níveis locais e regional. O publicitário Chafi Braide Júnior anunciou como o maior acontecimento literário do Maranhão será realizado e apresentado para os empresários – parceiros e apoiadores.
Infância – A Vara da Infância de Imperatriz também será parceira do Salimp 2017, com um estande, reforçando ação que já vem sendo feita há sete anos, por meio de apoio da Fundação Cultural, da Secretaria de Educação do Município e da Academia Imperatrizense de Letras, idealizadora e realizadora do evento. O juiz Delvan Tavares discorreu sobre o assunto.
Durante a apresentação, foi confirmada destinação de emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil para a consecução do Vale-Livro, como aconteceu em 2016, que já contemplou quine mil alunos. No Salimp, os estudantes de escolas municipais e estadual de ensino recebem vales da ordem de R$ 20 para compra de livros expostos nos estandes.
A solenidade foi encerrada pelo presidente da AIL, poeta Trajano Neto, agradecendo a presença e a confiança dos presentes, observando que o Salimp não é mais só da academia, mas de Imperatriz, dada a dimensão que conseguiu alcançar.
CDL – A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz é uma das parceiras da 15ª edição do Salimp. Objetivando atingir, principalmente o público infanto-juvenil, o acontecimento também venderá produtos para crianças. A partir de 1º de junho, estão sendo comercializados kits contendo camiseta, caneca, mochila e caneta, na sede da AIL, na rua Urbano Santos, Centro.
O empresário Francisco da Silva Almeida, Chico Brasil, prestigiou o “Café na Roça”, conversando com acadêmicos e o presidente da AIL, Trajano Neto, consolidando o trabalho conjunto durante a realização do Salimp 2017.