Raimundo Primeiro
Um artista nato, que conseguiu romper fronteiras do conhecimento sobre artesanato e, a partir daí, reproduzir cópias fiéis da Taça da Copa do Mundo, que acontece este ano no Brasil.
Valterlins Alexandre Costa, mais conhecido por Vavá, é um artista que alia determinação com criatividade e consegue confeccionar réplicas do Mundial de Futebol realizado pela Fifa com efetiva precisão.
Em clima de Copa do Mundo e inspirado em réplica adquirida por ocasião do último mundial, realizado na África do Sul, em 2010, Vavá começou, alguns meses, a confeccionar em caráter experimental algumas réplicas da Taça da Copa do Mundo.
Progressivamente, o trabalho realizado por Vavá foi melhorando e ele, evidentemente, tendo o seu talento reconhecido. Inicialmente, o artesão mostrava as réplicas apenas para pessoas próximas e amigos. Deles, o incentivo veio de imediato.
Para confeccionar as réplicas da Taça da Copa do Mundo, Vavá usa um molde e gesso, dando o toque final, no acabamento, com tinta splay, usando um tom que lembra o ouro, ou seja, com tinta amarela. No final, um trabalho que consegue transparecer o talento que o artista local tem para o artesanato. “Para o acabamento, deixando a taça brilhante, uso ouro metálico”, informa.
“Estou confiante de que os nossos jogadores, os atletas da Seleção Brasileira, erguerão a Taça da Copa do Mundo 2014, em 13 de julho, no Maracanã”, diz, otimista, Vavá. Acrescenta: “Estamos na torcida”.
Comentários