Raimundo Primeiro
A Unidade de Negócios de Imperatriz do Sebrae-Maranhão já está recebendo inscrições para a edição 2011 do Prêmio Brasil de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil 2011), que foi criado para promover o aumento da qualidade, produtividade e competitividade das micro e pequenas empresas (MPEs), disseminando os conceitos e as práticas de gestão, por meio de um processo de reconhecimento.
O gerente da Unidade de Negócios do Sebrae-Maranhão, em Imperatriz, Danilo Lisboa Borges, diz tratar-se de uma indispensável ferramenta em relação ao processo de melhoria da gestão e da qualidade dos micro e pequenos negócios, portanto, segundo ele, ser de vital importância que os empresários locais e regionais participem. “Estamos aqui, à disposição, sempre esclarecendo dúvidas e auxiliando os empreendedores”, reforça.
As micro e pequenas empresas, as chamadas MPEs, são parte fundamental do acelerado processo de desenvolvimento do Brasil. Números do Sebrae (Anuário 2009) mostram que, durante o período de 2000 a 2008, o número de organizações desse porte cresceu de 4,1 milhões para 5,7 milhões, registrando-se, portanto, aumento de 39% no País.
Diante do crescimento por que passam às micro e pequenas empresas, o Prêmio de Competitividade para as MPEs é uma grande oportunidade para estimular a busca permanente da excelência em gestão da empresa, promovendo a melhoria no ambiente dos negócios nas diversas áreas de atuação.
O resultado final, é que todos saem ganhando, inclusive os empresários que não foram classificados em nenhuma das etapas. E elas são duas, sendo uma estadual e outra nacional. “É importante que todos participem”, acrescenta Danilo, chamando a atenção para o fato de que as empresas não classificadas receberão consultorias, as quais têm por objetivo diagnosticar os motivos que emperram o crescimento das mesmas, sob os ângulos considerados primordiais, não esquecendo gestão.
Em 2010, foram 130 reconhecimentos na Etapa Estadual e 9 premiações Nacional, após um número recorde de cerca de 100 mil inscrições e mais de 22 mil candidatas em todo o Brasil. O crescente interesse por esta ferramenta de gestão, comprova que a busca constante por inovação e desenvolvimento já faz parte da agenda de estratégias de negócios das micro e pequenas empresas no País.
“Estamos à disposição dos nossos empresários”, diz Danilo Lisboa
“O Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil) é uma excelente oportunidade para que as pequenas empresas tenham uma visão sobre a qualidade de sua gestão frente aos critérios de excelência trabalhados pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Com a divulgação do ciclo 2011 aqui em Imperatriz, nosso objetivo é permitir que a região tocantina demonstre o potencial empreendedor de suas empresas, através da inscrição de, no mínimo, 150 empresas que possam concorrer, em diversas categorias, de igual para igual, com as demais empresas do Estado. O Sebrae acredita nesse potencial e torce para que esse ano a premiação contemple empresas desse território. Para tanto, colocamo-nos à disposição dos interessados para auxílio das inscrições (que são gratuitas) e outras dúvidas”.
Comentários