O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas, programa vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), constitui-se numa unidade pública destinada às famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, cujos direitos tenham sido violados ou ameaçados. O órgão atende pessoas por meio de programas de políticas de integração ao combate à violência doméstica, psicológica, exploração sexual de crianças e adolescentes, idosos, deficientes, entre outras situações que causam danos ao bem-estar do indivíduo com vulnerabilidade especial.
A coordenadora do CREAS, Jucilene Reis de Oliveira Gomes, explica que dependendo de cada caso a pessoa necessitada é encaminhada para um serviço de proteção e atenção integral para tratamento e cuidados por uma equipe interdisciplinar, que identificam a situação, oferece apoio e acompanhamento especializado para os usuários. “O CREAS é um instrumento usado pelo poder público que presta atendimento às vítimas de violência, sobretudo idosos, crianças e adolescentes que encontram-se em situação de risco, ou que tenha seus direitos violados”, disse.
Segundo Jucilene Reis, outro fator preocupante e de grande demanda são os vários tipos de maus-tratos e violações cometidos contra o direito dos idosos. “A negligência, os maus-tratos, agressões e apropriação indébita são as principais formas de violência cometida contra os idosos. Qualquer pessoa que souber de uma situação de violência de direitos pode denunciar anonimamente, por meio dos nossos telefones, ou vir pessoalmente à nossa sede relatar a situação, tendo sua identidade totalmente preservada”, explica.
O CREAS é composto por um conjunto de profissionais, entre eles assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e educadores sociais, que auxiliam gratuitamente as famílias e indivíduos em situação de ameaças ou violação de direitos.
As vítimas recebem acolhimento, atendimento individual ou em grupo. O Centro trabalha em parceria com o Conselho Tutelar, Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM); Ministério Público do Estado do Maranhão (MP/MA), Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), Vara Especial de Combate à Violência Domestica e Familiar Contra a Mulher, Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS), dentre outros.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social funciona na Rua Hermes da Fonseca, nº 1204, entre ruas Sergipe e Alagoas, bairro Juçara - fones (99) 3525-8617-99200-0835. O horário de funcionamento é das 8h às 12 e 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. (Francisco Lima / ASCOM)
Comentários