Vão até o dia 5 de abril as inscrições para o processo seletivo de auxiliar penitenciário promovido pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Sejap). Para Imperatriz são oferecidas 80 vagas e as inscrições só podem ser feitas pelo site www.sejap.ma.gov.br até as 23 horas e 59 minutos do domingo. O salário é de R$ 1.500,00 e cada candidato só poderá optar por um único município para se inscrever.
Ao todo estão oferecidas em torno de 920 vagas para 8 regiões do Estado em que existam municípios com unidades prisionais: Caxias com 40 vagas, Codó (20 vagas), Coroatá (60 vagas) ,Timon (40 vagas), Pinheiro (em torno de 30 vagas), Balsas (30 vagas), Pedreiras (35 vagas), Açailândia (35 vagas), Davinópolis (35 vagas), Itapecuru (20 vagas) e Chapadinha (45 vagas).
A região metropolitana de São Luís responde pelo maior número de vagas para o cargo. São 450 para candidatos da capital, de Raposa, São José de Ribamar e de Paço do Lumiar. Para essa região, os aprovados vão ser lotados em São Luís ou em Paço do Lumiar, os únicos com estabelecimentos penais. O município de Rosário foi o primeiro a abrir edital e teve 1 mil 165 inscritos que já estão sendo avaliados pela Sejap.
Depois de cumprida essa segunda etapa, a Sejap vai publicar o edital para contratação temporária de cerca de 500 agentes penitenciários. A iniciativa faz parte do plano de metas do governo que até o próximo ano deve publicar o edital do concurso público para contratação permanente de auxiliares e agentes penitenciários para todo o sistema prisional do Estado. (ASCOM SEJAP)