Acadêmicos com integrantes do grupo Em Canto e Poesia

Domingos Cezar

O grupo Em Canto e Poesia encantou o público imperatrizense na noite de segunda-feira (13), no palco da Arena Multicultural do 11º Salão do Livro de Imperatriz – SALIMP. Ao encerrar o show com mais uma poesia e canto, o trio foi aplaudido efusivamente de pé pela plateia que lotou todas as dependências da arena.
Em Canto e Poesia, segundo informa Antonio Marinho, um dos integrantes do grupo, é de São José do Egito (PE), terra conhecida como berço da cantoria de viola, dos poetas repentistas. É formado em seu núcleo por três netos de Louro do Pajeú, um dos grandes nomes da cantoria brasileira, e conta ainda com mais músicos que são convidados para os shows.
Os integrantes são também filhos de Bia Marinho, uma das grandes compositoras e intérpretes do cancioneiro popular nordestino. Os irmãos Antonio, Greg e Miguel Marinho trazem em seu som uma junção das matrizes tradicionais do repente de sua terra natal com uma composição autoral nova no fazer e no executar.
Apesar de ainda estar terminando seu primeiro CD, o grupo já subiu em palcos importantes da cena artística brasileira. No 1º Encontro Nacional de Cordelistas em Brasília (2009), no circuito jornada literária do SESC, em 2009, 2010 e 2011, circuito natalino de Triunfo, festa universitária de São José do Egito, Fliporto 2011, Bienal do Livro 2009 num tributo a Ariano Suassuna.
Esteve também presente na segunda cultural da Alepe 2009 e 2011, missa do vaqueiro de Serrita 2009, semana estudantil de Sertania-PE 2009, 2010, São João de Arcoverde 2008, carnaval de Arcoverde 2012. E ainda em grandes palcos governamentais como o Fig 2008, 2009 e 2011, festivais PE nação cultural, aniversário de Gonzaga em Exu 2010, festa do estudante em Triunfo, festa do morango em Gravata, carnaval de Bezerros 2011, carnaval 2012 Recife e Belém de São Francisco.
O primeiro CD ainda não está no mercado por ser um trabalho completamente independente, sem financiamentos estatais. O grupo conclui este ano o álbum homônimo a ele e já tem turnês em negociação com o SESC nacional e com produtoras do Rio de Janeiro. Nasceu em 9 de março de 2005 e por onde passa tem levado a poesia e a música do sertão do Pajeú pernambucano.
Na noite de domingo (12), os irmãos Antonio (cantoria e poesia), Greg (percussão) e Miguel Marinho (violão) e ainda Luizinho, considerado a maior revelação jovem como sanfoneiro, acompanharam a mãe, a cantoria Bia Marinho, que encantou as pessoas presentes com sua bela voz cantando clássicos nordestinos. O grupo retornou na tarde de terça-feira para Recife (PE), onde realizam shows.