Implantado há somente três meses, o Centro de Referência Especializado para População de Rua - CENTRO POP, a cada dia registra aumento no número de atendimentos e, em consequência, vem modificando o cenário da cidade em relação à população de rua.
O que antes era observado com frequência nas ruas e praças de Imperatriz atualmente é pequena a permanência de pessoas em situação de rua em Imperatriz. Tudo em razão do trabalho desenvolvido no Centro Pop, um espaço criado para promover o convívio grupal e social, a partir do desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade, respeito; além do auxílio na construção de novos projetos de vida após saída das ruas; alcance da referência de sujeitos de direito na sociedade e acolhimento na rede socioassistencial.
O programa é mantido pela Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), ofertando todos os serviços necessários para auxiliar na saída do beneficiário da situação de rua até restabelecer o convívio social e laços familiares, com ajuda de profissionais como assistente social, psicólogo, pedagogo, educador físico e instrutores de cursos de inclusão produtiva.
Público atendido - A população em situação de rua se configura no indivíduo que está com os laços familiares fragilizados ou interrompidos, que vive em pobreza extrema, sem uma moradia convencional regular e/ou dependente químico.
Atualmente, todas as pessoas que vivem em situação de rua, incluindo aqueles oriundos de outras cidades, de algum modo recebem ou já receberam atendimento através do Centro Pop, uma vez que o trabalho inicial consiste na abordagem de rua, onde o indivíduo é quem decide se aceita ou não a ajuda da equipe multiprofissional do Centro.
"Além da abordagem de rua que realizamos periodicamente, no Centro atendemos em média 30 pessoas mensalmente, de forma regular", informou Antonia Correia, coordenadora do programa.
Segundo a coordenadora, o Centro de Referência oferece, além de alimentação servindo cinco refeições diárias, atendimento psicológico, social, pedagógico, atendimento em saúde com emissão de encaminhamentos destinados às instituições parceiras, como o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS AD, Consultório de Rua, postos de saúde e internação em centros terapêuticos. Parcerias também com os Núcleos de Práticas Jurídicas com faculdades particulares da cidade, com o PRONATEC e com o 1º Distrito Policial na retirada do Boletim de Ocorrência que auxilia na obtenção de novos documentos pessoais.
Qualificação - Há ainda a oferta de atividades de inclusão produtiva com oficinas e artesanato, parcerias com entidades religiosas, rodas de conversa, grupos de estudo, devocional e higienização, onde todos os beneficiários recebem kit de higiene pessoal. Também são realizadas palestras motivacionais, que em sua maioria, são ministradas por religiosos com testemunho de ex-dependentes químicos.
"Percebo uma mudança muito grande nos beneficiários após as palestras motivacionais realizadas pelos voluntários que conseguiram se livrar da dependência química e que hoje vivem bem, muitos exercendo cargos de confiança em grandes empresas da cidade. Durante esses encontros, eles percebem que a mudança também é possível para eles", declarou Francilene Bahia, assistente social do Centro Pop.
Para José Antônio Pereira, de 34 anos, morador do bairro conhecido como Porto da Balsa, o Centro Pop significa uma nova oportunidade às pessoas que vivem em situação de rua e de consumo de drogas.
"Há sete anos que moro em Imperatriz, com mulher e filhos, mas nunca tive uma família de verdade. O Centro Pop tem me ajudado não só a sair das ruas, de ser usuário, mas a ter um convívio com as pessoas. Estou tendo a ajuda que tanto preciso para deixar o mundo das drogas. Aqui encontro motivação e apoio", garantiu José Antônio.
O Centro Pop está localizado na Rua Coronel Manoel Bandeira, 1049, Centro, com atendimento das 08h às 18h. (Sara Ribeiro - ASCOM)
Comentários