Imperatriz começa a utilizar os decibelímetros para coibir os abusos, principalmente dos veículos equipados com som

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente - SEPLUMA, iniciou ontem (11) a aferição dos veículos de propaganda volante em Imperatriz. O objetivo é coibir a poluição sonora por parte dos veículos que fazem propaganda na cidade, uma vez que esse serviço é fator constante de reclamações por populares. A ação visa regularizar a veiculação de propagandas, altura do som e o uso de atividades sonoras na cidade.

Para o analista da SEPLUMA, Anwar Amorim, os veículos que estiverem regulamentados serão identificados com um selo fixado no para-brisa. Já os que estiverem trabalhando de forma irregular serão notificados e orientados a procurar a SEPLUMA no prazo estabelecido para a devida regularização. "Os veículos de propagandas, assim como os carros de sons particulares, não poderão ultrapassar os 80 decibéis e deverão fazer aferição diretamente na SEPLUMA", explicou.
Em Imperatriz, um número cada vez mais crescente de carros de som circula diariamente pelas ruas da cidade, com volumes acima do permitido. A SEPLUMA, a Secretaria de Trânsito - SETRAN, juntamente com a Polícia Militar, trabalharão intensamente na fiscalização dos sons nos veículos de propaganda e de encontros automotivos, com a finalidade de coibir a poluição sonora. 
A cidade de Imperatriz começa a utilizar os aparelhos Medidores de Nível de Pressão Sonoros (MNPS), conhecidos como decibelímetro, para tentar coibir os abusos, principalmente dos veículos de publicidade equipados com som que não respeitam os limites sonoros. Em Imperatriz os órgãos de fiscalização já possuem 15 aparelhos de decibelímetros, divididos entre Ministério Público do Meio Ambiente, SEPLUMA, SETRAN, 3º e 14º Batalhão de Polícia de Imperatriz. [Francisco Lima - ASCOM]