A Fundação Cultural de Imperatriz (FCI) desenvolveu, durante todo o ano, várias ações em prol da arte e várias manifestações culturais. E essas ações geralmente têm iniciado logo na virada do ano, quando se realiza o show da virada com apresentações artísticas de cantores da terra e em nível nacional.

Durante o período carnavalesco, a FCI realiza o "Carnaval da Gente", com o Concurso de Marchinhas Carnavalescas, Concurso de Fantasia e Concurso de Blocos. Nos últimos anos, a Fundação tem contado com a parceria do governo do estado, que patrocina a Jardineira, que puxa os blocos da Praça Mané Garrincha à Praça da Cultura.
"A maior alegria, tanto de nossa equipe quanto do prefeito Sebastião Madeira, é porque nos dois mandatos dele realizamos esse carnaval com a participação de crianças, adolescentes, adultos e idosos, mas nunca tivemos uma ocorrência policial", comemora Antonio Mariano Lucena Filho, presidente da Fundação Cultural de Imperatriz.
 Logo no início do ano letivo, a Fundação inicia o cadastramento das escolas que desejam receber a visita do projeto Arte & Cidadania nas Escolas, projeto idealizado e coordenado pelo poeta/cantador Zeca Tocantins, um dos coordenadores da FCI.
 O projeto tem ainda, na coordenação de Ética e Cidadania, o juiz Delvan Tavares, da Vara da Infância e Juventude, auxiliado por membros do Comissariado de Justiça. "Esse projeto tem sido a menina dos olhos da Fundação Cultural de Imperatriz, em face ao enorme alcance cultural e social", afirma Lucena Filho.
 No mês de junho, a Fundação realiza as festas juninas, com a participação de quadrilhas juninas, bois-bumbás e grupos folclóricos. Os concursos de quadrilha atraem milhares de pessoas nas três noites em evento que geralmente acontece na quadra esportiva da Beira Rio. "Apoiamos cada grupo, cada quadrilha", afirma Lucena Filho.
 "Da mesma forma que apoiamos as manifestações culturais de nossa cidade, também procuramos apoiar, dentro das possibilidades financeiras da Fundação, os festivais de música que acontecem em Imperatriz", garante o presidente da FCI, que sempre esteve ao lado dos fazedores de cultura.
 Durante os quase oito anos que esteve à frente da Fundação Cultural de Imperatriz, Lucena Filho participou ativamente das conferências (municipal, estadual e nacional) de cultura. Incentivou a criação do Fundo Municipal de Cultura, bem como a realização de seminários e exposições de arte diversas.
Conselho Municipal de Cultura - Instituído por intermédio da lei ordinária Nº 1.541/2014, o CMC é um dos cinco elementos obrigatórios para a composição do Sistema Municipal de Cultura e a principal ferramenta de controle da sociedade civil sobre as políticas públicas culturais do município de Imperatriz e instaurado na gestão Madeira.
Conservatório de Música - Mas a grande conquista da Fundação Cultural de Imperatriz foi um Conservatório de Música, cujo prédio está praticamente concluído para ser entregue à população. "Juntamente com o maestro Giovanni Pietrinni, estamos acompanhando diariamente as obras, que estão dentro do prazo previsto".
 De acordo com a planta da construtora, o prédio do Conservatório de Música está sendo construído numa área de 517,19m², situado na Rua Bom Jesus, na confluência da Rua W6, no populoso bairro Santa Rita, o que, de certa forma, vai atender a crianças e adolescentes dos bairros vizinhos que formam o Grande Santa Rita.
 De acordo com Lucena Filho, a escolha da localização do Conservatório foi uma estratégia do prefeito Sebastião Madeira para dar oportunidade de estudar música aos jovens de famílias carentes, que residem nesses bairros que formam o Grande Santa Rita. "Mas atenderá a jovens de outros bairros, inclusive o centro", afirma.
 Lucena Filho informa que o prédio do Conservatório é constituído de quatro salas de aulas, cujas paredes são revertidas com tecnologia Drywall, com terra isolamento acústico e tratamento acústico, além de auditório, sala da diretoria, sala de professores. "O prédio está sendo construído com material dos mais modernos do mundo, deles vindo até de Israel", afirma Pietrinni.
No último mês de agosto, o gerente em exercício da Gerência de Relações Institucionais do Eixo Leste da Eletrobras/Eletronorte, Roberto Nonato da Costa Souza, esteve em Imperatriz para visitar as obras do Conservatório de Música. Ele esteve na companhia de Lucena Filho e Giovanni Pietrinni conhecendo as instalações. A obra é uma parceria da Eletrobras/Eletronorte com a Prefeitura de Imperatriz. (Domingos Cezar/ASCOM)