O ano de 2011 foi especial para a agricultura de Imperatriz. Várias ações contribuíram com o desenvolvimento do setor. Entre elas, destaca-se a recuperação de estradas vicinais, a revitalização do matadouro e a instalação de feiras livres.
Os produtores rurais foram os maiores beneficiados pelas ações da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap). Estes trabalhadores têm uma enorme importância para o município. Essa é a opinião do secretário José Fernandes Dantas. “Essas pessoas são as que produzem o alimento da nossa mesa”, disse.
Por determinação do prefeito Sebastião Madeira, a Secretaria realizou um minucioso levantamento, cadastrando 32 comunidades, totalizando 1.800 produtores rurais em diversos segmentos, que são acompanhados pelos técnicos da Seaap.
Segundo José Fernandes, o acompanhamento técnico aos produtores cadastrados é realizado por técnicos do município, que também executam o trabalho de distribuição de insumos agrícolas e sementes para incentivar o cultivo. “Os produtores recebem da Prefeitura em parceria com o Governo do Estado, por meio da Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP), calcário, adubos químicos, sementes de milho, arroz e feijão”, destaca.
O município disponibiliza, ainda, o preparo da área para produção com serviço de gradagem, que já beneficiou mais de 400 produtores rurais. Também é garantido o transporte de mercadorias do campo para a cidade e das áreas de produção para os povoados, conforme explica o secretário. “80 toneladas de banana por mês em Praia Norte, Viraçãozinha, Jiboia e Serra do Cravinho; 2.400 sacas de arroz em São Félix, Olho d’Água, Matança, Esperantina e Açaizal; 2 colheitas de feijão por ano em toda a região; e milho em toda a Estrada do Arroz”, garante.
Os pequenos produtores rurais que possuem até 13 animais também receberam o serviço de vacinação contra brucelose e tuberculose de fêmeas de 3 a 8 meses.
Matadouro - Com a reforma do Abatedouro Municipal, realizada pela gestão Madeira em 2010, houve aumento considerável no número de animais abatidos por dia e melhoria na qualidade da carne, além de garantia das condições de higiene necessárias ao setor.
Segundo os dados da Seaap, 3.500 bovinos e 1.200 suínos são abatidos por mês no Matadouro. O aumento na produção de abate de gado é atribuído pelo secretário aos investimentos realizados pela Prefeitura de Imperatriz, que viabilizou a automatização do matadouro municipal, principalmente a área de abate com a utilização de pistolas pneumáticas. “Eram abatidos apenas 1.200 animais por mês, mas hoje, depois da reforma e modernização do matadouro, estão sendo abatidos quase cinco mil animais mensalmente”, garante.
O secretário José Fernandes assegurou que o matadouro de Imperatriz é, atualmente, um dos melhores em nível municipal da região Tocantina. Ele observa ainda que os fiscais atuam em diversos pontos estratégicos do município para coibir o chamado abate “Boi na Moita”.
Estradas vicinais recuperadas - José Fernandes contabiliza ainda que entre 2010 e 2011 foram recuperados 203 quilômetros de estradas vicinais, facilitando o escoamento da produção agrícola. A medida melhorou o transporte da safra agrícola e da bacia leiteira.
Além disso, foram construídas as pontes dos povoados Água Boa e Centro Novo e mantidos os serviços de recuperação e manutenção de pontes, bueiros e passagens de água. “Temos empreendido esforços para melhorar cada vez mais a assistência junto ao homem do campo”, completou.
Feiras livres - Os moradores do centro da cidade e dos bairros têm sido beneficiados com feiras livres em locais com a participação de 35 barracas duas vezes por semana. Exemplo é a feira da Praça de Fátima às quartas-feiras e sábados, com 15 barracas, fornecendo o transporte de produtoras do Ouro Verde e Vila Fiquene, colocando 50 barracas aos sábados; feiras da Praça da Meteorologia, na rua XV de Novembro, que comercializa as hortaliças cultivadas na região do conjunto Planalto; e a feira da Vila Fiquene, formada elos produtores daquela região.
Regularização de áreas urbanas e rurais - Com a implantação do Programa Terra Legal, o município de Imperatriz também foi beneficiado com a regularização de áreas. Como resultado, foram consolidados na área rural os povoados Petrolina, 1.700, Coquelândia e São Félix. (Comunicação)