O secretário José Fernandes Dantas e o secretário adjunto, Hélio Gregório Fraga, da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção – SEAAP, vêm acompanhando atentamente o trabalho de instalação de eletrificação rural no município. Inserido no programa do governo federal “Luz para Todos”, o projeto beneficiará 84 propriedades rurais da Vila Conceição e adjacência.
Orçado em R$ 941.910,59, o projeto de eletrificação rural teve início dia 5 de outubro e vem cumprindo fielmente o prazo de instalação, que deverá encerrar ainda em janeiro. Instalada dentro de sua propriedade rural, o secretário adjunto, Hélio Fraga, vem acompanhando os trabalhos de instalação, visitando os proprietários rurais da área os quais, segundo ele, estão satisfeitos com a qualidade do serviço.
De acordo com o titular da SEAAP, José Fernandes Dantas, o prefeito Sebastião Madeira já esteve no local para conhecer a obra de instalação da eletrificação e disse estar satisfeito com a realização da obra tão sonhada pelos moradores daquela zona rural. O desejo de Sebastião Madeira é levar eletrificação a toda a zona rural do município até o final do seu mandato.
O projeto de eletrificação rural, segundo José Fernandes Dantas, tem a parceria da Prefeitura Municipal de Imperatriz, Companhia Energética do Maranhão – CEMAR, Governo do Estado do Maranhão e Governo Federal, por intermédio do Ministério de Minas e Energia. Conforme explica Hélio Fraga, o projeto surgiu da necessidade dos proprietários em receber energia elétrica em suas propriedades.
“São pessoas carentes desse benefício e isso vai ajudar na melhoria de suas produtividades, no aproveitamento do leite e, principalmente, na instalação de fabriquetas de queijo”, afirma Hélio Fraga, ressaltando que, com a energia instalada, alguns desses produtores já têm projeto para fabricação de sucos de frutas, como laranja, maracujá, entre outras.
De acordo com Hélio Fraga, a prefeitura mantém atualmente, na zona rural do município, 33 kits de irrigação, porém, por falta de energia elétrica, apenas 60% deles estão funcionando. “Temos certeza que, com a conclusão dessa importante obra, todos esses kits voltarão a funcionar normalmente, beneficiando milhares de pessoas que residem na zona rural de nosso município”, afirma Hélio Fraga. (Domingos Cézar/ASCOM)
Comentários