Na manhã da última quinta-feira (8), foram eleitos os novos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. O órgão tem a finalidade de atuar junto às políticas públicas da área rural e da questão ambiental. Com a eleição, as questões referentes à Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap) vão passar pelo conselho, que deverá fiscalizar as ações da pasta.
Atualmente, Imperatriz já possui, entre outros, os Conselhos de Saúde, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Educação, Cultura e do Idoso. Cada um desses órgãos ajuda o município com sugestões e aproxima a gestão do povo. No caso do Conselho de Desenvolvimento Rural, a Lei que cria o órgão foi sancionada em 2002. Na ocasião, foi eleito um conselho que permaneceu em atividade até 2004. A partir de então, órgão foi esquecido. Este ano a Lei foi reformulada e o município voltou a realizar uma eleição para conselheiros.
O secretário de Agricultura, José Fernandes Dantas, destacou a importância do conselho para aproximar os agricultores das políticas do município. “É muito importante para a Secretaria, porque saímos da estaca zero e, hoje, vamos abranger um vasto campo de ações em toda a zona rural e urbana também. Isso vai ajudar para facilitar o acesso das comunidades agrícolas às políticas do município e aos projetos de desenvolvimento”, argumentou.
A diretoria do Conselho será composta por Juan Alfonso Rodrigues (presidente), Josimar Barros Ferreira (vice-presidente) e Emanuel Geraldo Carneiro (secretário). O Conselho Fiscal é formado por Lourdes Dias Paiva e Carlos Fernando Santos, tendo Edevan Conrado e Agamenom Abrantes como suplentes. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14200
Comentários