William Marinho
A previsão otimista foi dada ontem pelo juiz titular da 33ª Zona Eleitoral, Marcelo Testa Baldochi, que está coordenando o processo de biometria em Imperatriz. De acordo com o juiz, em entrevista dada ao Programa Mirante Comunidade, na Mirante AM, o IBGE fez estas previsões e que ele confia, por entender que a campanha que estará sendo feita para atrair os jovens a tirarem seus títulos fará com que estes números sejam confirmados.
Atualmente os eleitores de Imperatriz estão realizando a identificação biométrica de forma espontânea no Forum Eleitoral e ainda no Shopping do Cidadão em horários normais de atendimento, mas a partir do dia primeiro de julho até o final de dezembro, será obrigatório e os cartórios estarão com horários ampliados.
Para confirmar estas previsões, nos dias 25 a 27 uma equipe de técnicos com o magistrado estará realizando palestras nas escolas em que os estudantes estão na faixa etária dos 16 anos. O objetivo é o de divulgar o novo sistema de votação e mobilizar os jovens a procurar os cartórios afim de se tornarem eleitores.
“Esperamos, através desta campanha, motivar os jovens a serem eleitores e entender que o meio mais correto de expressar seu posicionamento de apoio ou reprovar os políticos é votando e para isso precisam estar com seus títulos em mãos”, disse ele.
Atualmente, a procura pela troca e alteração para o novo sistema está sendo feita de forma lenta o que deverá aumentar na medida em que se aproximar o prazo da espontaneidade.
“Quero antes disso mostrar aos jovens neste projeto a importância deles tirarem seus títulos e agora pelo novo sistema, que é mais seguro contra fraudes. Para votar o eleitor terá que colocar o dedo na máquina, que irá identificá-lo”.
Marcelo Baldochi afirma que pelos testes feitos no sistema, a votação será mais rápida e totalmente segura, evitando a interferência de mesários e tornando mais ágil a votação. “Todos os testes mostraram, além da rapidez, a segurança no processo eleitoral”.
Ele afirmou que na semana que vem estará sendo informado o roteiro que a caravana eleitoral estará percorrendo nas escolas de Imperatriz. “Por enquanto estamos acertando detalhes na Secretaria de Educação do estado e do município para traçar o roteiro sem prejudicar o aluno em sala de aula”, finalizou.
Comentários