Hoje, quinta-feira (19), acontece a eleição para gestores de escolas municipais de Imperatriz. A eleição, de responsabilidade do Conselho Municipal de Educação (CME) é regida pela Resolução 013/2013. O edital que prevê convocação, registro de candidatura, eleição, nomeação e posse de gestores de escolas municipais para mandato de dois anos, usa da competência conferida pelo Regimento Interno do CME e de acordo também com a Lei Orgânica do Município.
Ivetilde Delgado, coordenadora do Setor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), explica a importância desse momento de eleições. "Este é um processo de vivência democrática. A escola é um espaço de aprendizagem que possibilita crescimento e envolvimento de alunos e de toda a comunidade em um momento como este de escolha de gestor escolar".
Juscelino Pereira, presidente do CME, explica como serão realizadas as eleições. "As eleições ocorrem no dia 19 de dezembro das 8h às 17h. O artigo 1º da resolução prevê que os gestores das escolas municipais serão eleitos por voto direto e secreto da comunidade escolar constituída por professores, técnicos, servidores, alunos maiores de 15 anos, previamente cadastrados. Dessa forma, o processo eleitoral e posse serão regulamentados pelo Conselho Municipal de Educação".
Juscelino ressaltou ainda que este é um momento de avaliação dos gestores atuais, momento de repensar suas atitudes dentro da escola e planejar as ações que serão realizadas no futuro.
Maiores informações:
Conselho Municipal de Educação (CME): Rua Luís Domingues, 650 - Centro. (Luana Barros - ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14884
Comentários