Hemerson Pinto

Em Imperatriz são 10 vagas disputadas por 21 candidatos. Oito deles tentam a reeleição. O processo de escolha dos conselheiros tutelares acontece em todo o país e deve movimentar o domingo. É a primeira vez que todos os municípios realizam as eleições na mesma data, como será nos próximos pleitos.
As vagas para a segunda maior cidade do Maranhão são divididas entre os dois conselhos, área I e área II. A eleição representa a democracia e oportuniza os interessados em ter a chance de entrar para o grupo de pessoas que busca garantir o direito da criança e do adolescente. Serão disponibilizados 39 locais de votação que deve abranger todos os bairros.
Na vizinha Davinópolis o público deve se dirigir a apenas um local de votação, uma escola da rede pública localizada na área central da cidade.
Podem votar maiores de 16 anos mediante apresentação do título de eleitor e documento de identificação. A votação começa às 8h e segue até 17h. O voto não é obrigatório. O eleitor deve escolher um dos candidatos na cédula de votação, marcar o quadrinho referente à opção desejada e depositar na urna. Em alguns estados serão utilizadas urnas eletrônicas.
Em todos os municípios o processo é organizado, realizado e fiscalizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Segue a lista dos candidatos ao Conselho Tutelar em Imperatriz.