Nos últimos quatro anos, as 34 unidades escolares, entre escolas e creches, localizadas em povoados da zona rural de Imperatriz têm recebido atenção especial da Prefeitura de Imperatriz pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
Em 2009, o Setor de Educação do Campo da SEMED foi reestruturado e hoje realiza acompanhamento das unidades escolares por meio de formação continuada, desenvolvimento de programas, assessoria pedagógica, distribuição de material didático e visitas técnicas. Além disso, dez escolas foram construídas, ampliadas e reformadas e outras estão com ações de infraestrutura em andamento.
“Temos nos preocupado com a qualidade da educação oferecida na zona rural. Por isso, reformamos e ampliamos as escolas Enock Alves Bezerra (Embiral), Dom Marcelino (Coquelândia), João Guimarães (Água Boa), João Lisboa (Cacauzinho), Humberto de Campos (Açaizal), Raimundo Ribeiro (Vila Machado), Juscelino Kubitschek (Petrolina), São Félix (São Félix), Senhor Jesus (Vila Conceição I), Amizade (Bom Jesus do Anajás) e outras reformas estão sendo realizadas; além da licitação para construção de poço artesiano na Escola Bernado Sayão (Riacho do Meio), que está em andamento”, explicou Maria da Piedade Oliveira da Silva, coordenadora do Setor de Educação do Campo da SEMED.
Piedade explicou ainda que, além das ações de melhoria da infraestrutura escolar, as escolas da zona rural têm recebido atenção especial com a realização de formações e desenvolvimento de programas.
“Em 2011 implantamos o Programa Escola Ativa em 15 escolas que possuem salas multisseriadas na zona rural em parceria com o Governo do Estado. O objetivo do programa é criar condições para a aprendizagem voltada para a compreensão da realidade social na qual a criança está inserida, para estimular vivências que objetivam a aprendizagem, a participação, a colaboração, o companheirismo e a solidariedade, envolvendo, reconhecendo e valorizando todas as formas de organização social”.
Morador do povoado São Félix, o Pastor Lourival declara a satisfação com a reforma da escola São Félix e a construção do muro, ambas realizadas no ano passado. “A construção do muro e a reforma da escola eram desejos antigos da nossa comunidade e hoje a comunidade está satisfeita e feliz porque o prefeito Madeira realizou o nosso sonho”.
Antônio da Rocha Moraes, morador do povoado Cacauzinho, também agradece a atenção que foi dada à escola da sua comunidade. “Quero agradecer a todo o governo do prefeito Madeira pelo empenho em realizar a obra de reforma e ampliação da Escola João Lisboa aqui na nossa comunidade. Esta obra é de grande importância e nos incluirá também no cenário digital, pois a Escola Municipal João Lisboa recebeu, além da reforma e ampliação, um laboratório de informática”. (Luana Barros - Assessoria SEMED)