A Secretaria Municipal de Educação desenvolve desde o início da administração Madeira o Programa de Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos. O projeto foi desenvolvido pela professora Francisca Feitosa, coordenadora do PROEPI-EJA, para quem os adultos que não concluíram o período regular de estudos no tempo adequado, além de concluí-lo, desenvolvam habilidades que lhes permitam ou lhes estimulem a abrir seu próprio negócio.
Para avançar nessa direção, o da educação empreendedora, a Secretaria de Educação oferece a 201ª capacitação do Programa de Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - PROEPI-EJA.
De acordo com Francisca Feitosa, coordenadora do PROEPI-EJA, cerca de 200 alunos e alunas empreendedoras\ es foram beneficiados\as, recebendo orientações como administrar, gerenciar e acompanhar seus empreendimentos por meio de consultorias, resultando na elaboração dos planos de Negócios, orientações para a Formalização, entre outras. Francisca Feitosa explica ainda as prioridades para 2012.
“O PROEPI-EJA apresenta como ação continuada para o ano de 2012 acompanhamento através de visitas e palestras informativas sobre: Empreendedor Individual e Acesso ao crédito, ressaltamos e agradecemos o apoio da Prefeitura de Imperatriz e da SEMED e todas as partes interessadas e inseridas no processo, entre eles o SEBRAE. Destacamos também a relevância dessa ação, que proporcionou a inscrição do prefeito municipal na VII Edição do Prêmio Prefeito Empreendedor, que foi prorrogada pelo Comitê Gestor Estadual para 2013, considerando que dos prefeitos inscritos no estado do Maranhão, apenas o do município de Imperatriz enviou a documentação necessária, atendendo aos critérios descritos no manual”.