Semmarh orienta equipe de limpeza da Fecoimp sobre segregação de resíduos sólidos

A Prefeitura de Imperatriz levará ações de educação ambiental a 19ª Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz, Fecoimp. Iniciativa é da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, durante realização de evento promovido pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, ACII, que acontece no período de 11 a 14 de setembro, no Centro de Convenções, Rua Hermes da Fonseca, Centro.
"Esse trabalho na Fecoimp, a exemplo de anos anteriores, visa fortalecer ações do poder público municipal na conscientização de expositores e visitantes da feira sobre coleta seletiva e os perigos e as consequências da prática de queimada urbana. As questões ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano da comunidade, contudo, a educação ambiental é essencial em todos os seguimentos da sociedade", enfatizou Rosa Arruda, titular da Semmarh.
Durante a feira, o Departamento de Educação Ambiental e Áreas Protegidas e Paisagens da Semmarh vai desenvolver um trabalho de orientação e conscientização sobre a importância da coleta seletiva e dos perigos ocasionados pelas queimadas. "As atividades acontecem nos quatro dias da feira com distribuição de materiais educativos que orientam sobre separação do lixo reciclável e panfletos para alertar a população sobre o perigo das queimadas, que ocorrem com mais frequência no período de abril a setembro", disse Bárbara Brenda Soares, diretora do Departamento de Educação Ambiental.
De acordo com o coordenador da Coleta Seletiva, Jairo Santana, para que o trabalho obtenha êxito durante a Fecoimp 2019, representantes da Semmarh se reuniram com diretores da ACII, participaram de encontro com expositores e orientaram a equipe de apoio do evento sobre o processo de separação de resíduos sólidos. "Repassamos aos profissionais que irão atuar na feira os procedimentos sobre a segregação dos recicláveis. Também nos reunimos com dirigente da Associação Comercial e expositores para alinhamento de atividades. O nosso trabalho será desenvolvido durante e após a Fecoimp com ações e destinação dos resíduos para a Ascamari", informou Jairo Santana.
A Coleta Seletiva é executada desde 2017 pelas secretarias do Meio Ambiente e Limpeza Pública e consiste em um sistema de recolhimento de materiais recicláveis descartados por pessoas ou empresas, separados em papéis, plásticos, metais e orgânicos. A empresa Sellix Ambiental é responsável por toda logística do projeto.
O material coletado é destinado à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, beneficiando cerca de 200 famílias, direta e indiretamente, que vivem em situação de vulnerabilidade econômica. Além de gerar renda para estas pessoas e economia para as empresas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. A iniciativa coloca Imperatriz entre os sete principais municípios brasileiros que mais reciclam materiais, com 4,7%, acima da média nacional de 3,7%, a cidade também e campeã do 1º Prêmio de Gestão Ambiental do Maranhão. (Léo Costa-Ascom)