O resultado foi alcançado em menos de um mês de instalação do projeto no bairro

Inaugurado no dia 10 de agosto deste ano, o posto ECOCEMAR do bairro Bacuri acaba de atingir mais de 1 tonelada e meia de resíduos sólidos reciclados em menos de um mês! O projeto é desenvolvido pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e tem como intuito a arrecadação de resíduos recicláveis em troca de bônus na conta de energia elétrica.
“Este resultado mostra como Imperatriz tem potencial para reciclagem e mostra que a Cemar está cada vez mais comprometida com a questão social e sustentável contribuindo para a destinação correta dos resíduos e o desconto na conta de energia dos cadastrados”, conta o responsável pelo projeto em Imperatriz, Rogério Abreu.
Juntos, os postos ECOCEMAR da BR-010 e do bairro Bacuri arrecadaram mais de 145 toneladas de resíduos recicláveis, ou seja, mais de 145 mil quilos de detritos que não estão no meio ambiente. Neste curto período, foram realizados 48 cadastros de clientes para participação no projeto, além da inserção de mais uma entidade filantrópica para a doação de bônus na conta de energia.
Doação – Os resíduos arrecadados por clientes residenciais podem ser doados para as entidades filantrópicas cadastradas no projeto, que são o Lar São Francisco, Ampare, Centro Terapêutico Casa de Davi, Associação Beneficente Cidade Esperança, Mitra Diocesana de Imperatriz, Creche Escola Vida e APAE. Já os cadastrados de pessoa jurídica (empresa) destinam automaticamente o desconto da arrecadação dos resíduos para a conta de energia de alguma entidade escolhida pelo cliente.
Para o engenheiro de estudos e planejamentos da CEMAR, Lucas Pinheiro, “o projeto é o único que alia benefício entre meio ambiente e filantropia, afinal você pode ajudar quem precisa com coisas que normalmente iriam para o lixo. Isto é fantástico!”.
Resíduos – Os materiais aceitos são plástico (Pet, plástico duro, plástico filme e PVC), metais (aço inox, alumínio, antimônio, ferro, bronze, chumbo, panela de alumínio, bateria de carro), papel (branco, misto, jornal e papelão), resíduos orgânicos (óleo de cozinha), Tetra Pak e resíduos eletrônicos (pilhas, baterias e sucata de celular).
Para haver uma destinação correta, as garrafas PET têm de estar lavadas e enxutas, assim como o papel, papelão e plástico devem estar limpos e secos. Os resíduos eletrônicos não geram bônus.
O posto fica localizado no 3º Batalhão da Polícia Militar, localizado na Rua Leôncio Pires Dourado, S/N, bairro Bacuri. (Assessoria de Imprensa da Cemar)