Com humor e irreverência, companhia de teatro faz encenações do cotidiano das ruas de Imperatriz
Secretário Municipal de Trânsito alerta sobre os riscos de acidentes em Imperatriz

“E se uma Hilux te pega em cima de uma Traxx, sobra o quê?!”. A frase da Companhia de Teatro Okazajo arrancou risos do público, mas trouxe a reflexão para um assunto sério: os acidentes no trânsito. A ação fez parte da divulgação da Semana Nacional de Trânsito, onde a equipe da Secretaria Municipal realizou, na quinta-feira (15), atividades na praça de alimentação do Imperial Shopping.
Em Imperatriz, a campanha municipal traz o tema “Vida, a gente só tem uma”. Durante as explicações sobre o comportamento dos condutores de veículos, a encenação da companhia de teatro mostrou o que acontece no cotidiano das ruas de Imperatriz. Segundo o secretário José Ribamar Alves Soares, são mais de 2 milhões de mortes no Brasil, vítimas de acidentes no trânsito, e 500 mil pessoas são mutiladas devido aos envolvimentos com os acidentes.
“Essa realidade só vai mudar com a participação de todos nós. Estamos promovendo na cidade essa ação, com o objetivo sobretudo para alertar todos os condutores e a sociedade em geral. Que possam fazer uma reflexão do comportamento que adotamos no trânsito e o comportamento que deve ser adotado no trânsito. Hoje trouxemos uma peça teatral para o shopping, para mostrar o que acontece no nosso cotidiano”, disse.
A gerente de marketing Fabíola Milome avalia a ação de forma muito positiva, pois o shopping é um espaço que recebe diariamente muitos visitantes, e é importante levar essa informação ao público. “Além de oferecermos diversão e entretenimento para os nossos clientes, achamos de suma importância alertarmos a população imperatrizense e de cidades vizinhas, que nos visitam diariamente, sobre a importância da educação no trânsito como forma de humanizar as pessoas. Sabemos que Imperatriz pode melhorar, e como o trânsito é um espaço democrático, é preciso buscar sempre alinhar condutas seguras”, avalia.
Para este ano, o tema nacional, “Cidade para todos, proteção e prioridade para pedestres”, também quer desconstruir no imaginário coletivo que a prioridade no trânsito é para os carros. “Temos que ter uma consciência para poder gerar uma mudança comportamental, e assim diminuir os números de acidentes”, explica Tereza Miranda, coordenadora de educação para o trânsito da Setran.
As ações de conscientização sobre a educação no trânsito, promovidas pela Secretaria Municipal de Trânsito, já foram executadas em 43 escolas, para mais de 12 mil alunos. Durante a Semana Nacional do Trânsito serão realizadas blitz, palestras em instituições, escolas, universidade e em setores diversos. A campanha segue até o dia 20 deste mês, e também tem a parceria do Ministério Público Estadual. (Assessoria de Imprensa)