A campanha ‘Fique sabendo’, promovida pelo departamento de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), foi um sucesso total. O evento teve seu encerramento no último sábado (1º), Dia Mundial de Combate à Aids, com trabalho preventivo de esclarecimento nos shoppings Tocantins e Imperial.
De acordo com a coordenadora do departamento de DST/AIDS do município de Imperatriz, Venúzia Milhomem, a campanha superou todas as expectativas e atingiu plenamente seus objetivos, deixando o alerta para toda a população da região.
Também presente no evento de sábado, a secretária municipal de Políticas para Mulher, Conceição Formiga, disse que “neste dia, em que prestamos maiores esclarecimentos para a população sobre os cuidados, o zelo, a atenção e o alerta para o combate à AIDS, nós não combatemos o doente, mas a doença”.
A Secretaria da Mulher se uniu à Secretaria de Saúde nos 16 dias de ativismo da campanha ‘Fique Sabendo’. Ambas bateram na tecla de que um dos maiores entraves no combate à Aids ainda é o preconceito e, sobre o assunto, Conceição Formiga disse que “o preconceito é uma razão para a contaminação. O medo de fazer o exame só faz crescer as estatísticas da doença”, refletiu a secretária da Mulher.
Ainda segundo Conceição Formiga, campanhas como o ‘Fique sabendo’ são altamente esclarecedoras para a população e servem para conter o alastramento da doença.
O número de pessoas que têm acesso aos medicamentos para DST/Aids é considerável, porém o município de Imperatriz tem suprido, na sua totalidade, a demanda. Todos os pacientes diagnosticados como soropositivo têm direito ao tratamento, que lhe é concedido integralmente.
“A nossa cobertura aqui é integral e incluem-se aí pacientes não só de Imperatriz, mas de cidades como Buriticupu, Grajaú e de uma extensa região tocantina”, revela Edinária Fonseca, farmacêutica, funcionária da farmácia do departamento de DST/Aids do município de Imperatriz, no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera.
Segundo ela, a parceria com o Estado do Maranhão e com o Governo Federal tem dado muito certo. “O município de Imperatriz está de parabéns, até mesmo porque ele é reconhecido em nível nacional quanto à questão da assistência que é dispensada aos pacientes soropositivos e também quanto à questão da triagem, quando se verifica a positividade ou não”, disse a farmacêutica.
Quando o assunto é o preconceito, Edinária Fonseca faz questão de frisar que “ele se dá mais pela falta de informação, quer dizer, quando a comunidade passa a se informar sobre a questão, ela anula um conceito negativo que não cabe no assunto, simplesmente porque a nossa saúde está em primeiro lugar. Então, quando você se informa, é possível ver que a AIDS é uma doença que não é contaminável de forma simples e banal, que pode ser tratada e que o paciente pode viver com qualidade de vida, por isso vale a pena descobrir se você tem, para não passar adiante”, declarou a farmacêutica do município de Imperatriz. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14570
DST/Aids encerra campanha com sucesso nos shoppings da cidade
‘Fique Sabendo’ superou todas as expectativas em Imperatriz
Comentários